O Firefox 4 chegou finalmente à versão final e, para além da habitual estabilidade, traz funcionalidades extraordinárias que tornam quase uma necessidade sua instalação no Ubuntu.
Para além de velocidade de arranque e de carregamento das páginas, o Firefox4 traz importantes funcionalidades que o Firefox padrão do Ubuntu não traz, nomeadamente um suporte melhorado para o HTML5, um gestor de abas simplesmente espectacular, sincronização dos favoritos, entre muitas outras novidades.
Assim, neste artigo, é explicado como pode facilmente instalar o novo Firefox4 e mantê-lo sempre actualizado através do seu repositório (ppa) oficial. Para além disso, ainda inclui um vídeo demonstrativo do procedimento de instalação e ainda uma pequena demonstração de algumas das funcionalidades.
Esta nova versão do Firefox4, tal como referido, traz funcionalidades muitos importantes que qualquer browser moderno precisa de ter. Assim, de seguida, são apresentadas as funcionalidades mais importantes desta nova versão:
- Velocidade - Este é talvez o aspecto mais importante desta nova versão. É o aspecto que os programadores do Firefox4 tentaram melhorar mais. O Firefox4 é muito mais rápido a arrancar que as versões anteriores e ainda é mais rápido a carregar as páginas.
- Gestão das abas - O Firefox 4 traz um conjunto de funcionalidades muito interessantes para gestão de Abas. Tem funcionalidades de agrupamento de abas, algo semelhante à deste artigo, que podem ser vistas no final do vídeo demonstrativo deste artigo.
- Interface moderna – A nova interface do Firefox 4 é mais moderna, seguindo as tendências visuais do Google Chrome e do Opera. Apesar das imagens que se encontram pela Internet do Firefox4 não terem a barra de menus, o Firefox 4 no Ubuntu, por padrão, traz o menu na mesma. No entanto, isso é uma opção que é possível remover facilmente (veja mais a baixo no artigo).
- Sincronização – outra funcionalidade muito importante é a sincronização de conteúdos. O Firefox4 possibilita a sincronização de vários tipos de conteúdos, o que é algo muitíssimo importante para quem tem mais que um computador ou sistema operativo. Para além de ser possível sincronizar os favoritos, também possibilita a sincronização de opções, abas abertas, passwords e ainda histórico.
- Por fim, ainda traz muitas funcionalidades de desempenho, nomeadamente suporte melhorada de HTML5, que possibilitará diminuir a necessidade de Flash, por exemplo no Youtube através do WebM.
Para saber mais sobre todas as funcionalidades que esta nova versão do Firefox traz, recomendo a visita a esta página da Mozilla que fez uma apresentação com imagens do Ubuntu:
Instalação
A instalação do Firefox 4 é extremamente simples pois passa simplesmente por adicionar o repositório oficial do Firefox. Assim, quando adicionar o repositório o Ubuntu passará a conhecer uma nova fonte de aplicações que permitirá ter o seu computador sempre actualizado com a versão mais actual e estável do Firefox.
Assim, comece por abrir o Terminal, em Aplicações → Acessórios → Consola (ou Terminal). E depois escreva o seguinte no terminal:
Depois de escrever o comando referido, o Ubuntu irá apresentar o ícone de novas actualizações para fazer. Caso não apareça, abra o programa de gestão de actualizações em Sistema → Administração → Gestor de Actualizações.
Quando o gestor de actualizações estiver aberto, clique no botão “Instalar Actualizações“. Quando o processo terminar, arranque o novo Firefox, tal como costuma a fazer. Caso ainda o tenha aberto o Firefox antigo, basta reiniciar e usufruir do novo Firefox 4!
Tradução do Firefox4 para Português
A instalação, ou actualização do Firefox, através do repositório oficial da Mozilla tem uma pequena condicionante: o Firefox fica em inglês. Ora nesse sentido, há a necessidade de arranjar uma maneira de o traduzir para a nossa língua mãe, a língua portuguesa! Felizmente no Firefox, as instalações de novos conteúdos são extremamente simples, basta apenas ter o conteúdo e clicar nele para instalar.
Como existe várias possibilidades de tradução, a equipa do Ubuntued decidiu ter essa parte num artigo em separado. Assim, recomendamos que veja o artigo seguinte para traduzir o seu novo Firefox4:
Dica Extra
O Firefox 4, em todas as imagens que aparece na Internet, não tem a barra de menus, tornando-o extremamente minimalista e moderno. No entanto, quando você instalar o Firefox4 verá que essa barra mantém-se tal como nas versões anteriores do Firefox. Infelizmente, por padrão, o Firefox 4 apresenta a barra de menus, no entanto, ela pode ser facilmente removida.
Para remover a barra de menus, basta clicar com a tecla da direita do mouse em cima da barra e tirar o visto da primeiro opção “Menu Bar“, tal como pode ver pela imagem acima. O resultado é a remoção da barra e o aparecimento de um novo botão, tal como pode ver na imagem abaixo.
Vídeo demonstrativo
O processo é extremamente simples, no entanto, para os utilizadores que ainda tiverem dúvidas, recomendo a visualização do vídeo abaixo. Neste vídeo, não só é apresentada toda a instalação, como também é feita uma pequena demonstração do Firefox4.
Fonte : http://ubuntued.info/instale-o-novo-firefox4-no-ubuntu
0 comentários:
Postar um comentário