
A começar pelo Guia do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams, e Star wars, de George Lucas, que fizeram com que a data se tornasse tão representativa para essa galera que adora ficção científica e fantasia.
Em O guia do mochileiro das galáxias, que conta a história de Arthur, um jovem que faz uma viagem espacial, Adams dedica uma página inteira para explicar o valor de um viajante intergaláctico levar uma toalha em sua mochila. Quando o escritor morreu, em 11 de maio 2001, seus fãs resolveram homenageá-lo. Escolheram, então, usar o objeto para prestar essa reverência e a primeira homenagem foi no dia 25 de maio deste mesmo ano. Surgia, assim, o Dia da Toalha, que completa uma década neste 2011.
Coincidentemente, foi no dia 25 de maio de 1977 que ocorreu a primeira première da cultuada série Star wars, de George Lucas. A saga possui seis filmes de ficção científica divididos em duas trilogias de uma história contada “há muito, muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante” e é mais que sagrada para qualquer nerd de verdade. O Dia do Orgulho Nerda foi comemorado pela primeira vez em 2006, na Itália, e desde então, espalhou-se pelo mundo e como símbolo do direito de qualquer um exercer suas atividades intelecutais de maneira intensa e sem preconceito.
Leia mais sobre o assunto no Caderno C do Jornal do Commercio, nesta quarta-feira (25/05).
0 comentários:
Postar um comentário