Ads 468x60px

terça-feira, 14 de junho de 2011

Free Software Foundation apoia o LibreOffice

A Free Software Foundation alertou que a proposta de transferência do OpenOffice.org para a Apache Foundation facilitará que empresas tomem o código-fonte e revendam como software proprietário. A FSF recomenda a derivação LibreOffice da suíte de produtividade, que está sob a licença LPGL, que requer que qualquer mudança no código-fonte do programa seja publicizada e aberta.


A votação que decidirá se o OpenOffice.org será aceito como um projeto no Apache Incubator ocorreu no dia 10 de junho. Como foi aceito, o código do OpenOffice.org ficará disponível sob a Apache License 2.0, de natureza permissiva, que permite que empresas e usuários modifiquem e distribuam o código sem publicizar essas mudanças.

Em uma entrada no site da FSF, a instituição afirma que, apesar de recomendar a licença Apache em situações particulares (como para a definição de padrões de formatos), o OpenOffice.org não se encontra entre elas. "Essa situação pede o uso de copyleft porque os ganhos de atrelar esse software a uma licença não-copyleft não justificam essa entrega do produto a desenvolvedores proprietários." A FSF também cita o compromisso da The Document Foundation e do LibreOffice para oferecer apenas extensões livres para a suíte de escritórios.

Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: