Ads 468x60px

terça-feira, 7 de junho de 2011

Lançado o LibreOffice 3.4.0

O segundo grande lançamento do LibreOffice, 3.4.0, foi anunciado pela The Document Foundation (TDF), contudo ainda não é um lançamento recomendado para uso em máquinas de produção. As versões ".0" lançadas pela TDF ainda carregam alguns bugs e podem não ser seguras para ambientes corporativos. Uma versão posterior da série 3.4 será recomendada para uso corporativo.

O LibreOffice 3.4.0 traz uma gama de novos recursos, implementados pelos 120 desenvolvedores que a TDF afirma estarem trabalhando no código. Todos os componentes sofreram mudanças em sua interface gráfica, com suporte para o Unity e a menus globais, prévias internacionalizadas de fontes, renderização de texto no Linux usando "subpixelling" através do Cairo, uma maior integração com os temas GTK+ e uma nova janela de busca. Melhorias de desempenho incluem maior rapidez na exibição da tela de abertura, o reparo de um vazamento de memória no Linux fontconfig, um instalador para Windows 30MB menor e a remoção do suporte para a API Win32 pré-Unicode. Também já é possível mudar a senha de um documento aberto.

O Calc está mais rápido. A função DataPilot foi renomeada para Pivot Table e agora suporta campos ilimitados. Mais mudanças incluem o redesenho da janela de Copiar/Mover Planilha, a reprogramação na camada de desenho e gerenciamento de referências externas, além da preservação de links OLE para outros documentos, na importação de documentos Excel.

O Writer ganhou novos gradientes e sombras, caracteres gregos pode ser usados como sinais de listas ou numeração e estilos de cor e linha podem ser aplicados em separadores de colunas e notas de rodapé. Houve também uma reprogramação completa da renderização inteligente de fonte (smart font rendering) que a TDF afirma ser dez vezes mais rápida e mais estável.

É possível encontrar ainda mudanças nos filtros de importação e exportação de ODF simples que foram reescritos em C++ e os filtros para a conversão do StarOffice pré-2000 foram convertidos para servirem apenas para leitura. O Impress ganhou melhorias no processo de exportação para HTML com a inclusão de uma galeria de miniaturas de imagens. Também é possível acrescentar ou remover cores da janela de seleção de cores. Usuários podem agora instalar o LibreOffice 3.4 em paralelo com o LibreOffice 3.3 e compartilhar informações de usuário. Mas não é possível executar as duas versões ao mesmo tempo.

Os novos recursos estão listados na página 3.4 New Features and Fixes. As notas de lançamento contêm detalhes e notas sobre os problemas que devem ser corrigidos nas próximas revisões, como algumas incompatibilidades com o Microsoft Office, problemas com a restauração de texto deletado quando o registro de mudanças está habilitado e problemas com botões de opção em formulários. O LibreOffice 3.4.0 está disponível para download e é licenciado sob a LGPLv3.

Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: