Ads 468x60px

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Webian shell eleva aplicativos web à uma posição mais nobre

Membro da comunidade Mozilla e desenvolvedor do projeto Chromeless, Ben Francis anunciou o lançamento da versão 0.1 do Webian Shell, um navegador em tela cheia destinado a dispositivos que não requerem uma área de trabalho. Em uma entrada no blog do projeto, Francis diz que "a ideia do projeto Webian Shell é substituir a interface do computador por algo mais simples, que trata aplicações web como cidadãos de primeira classe e se livra de acúmulos e complicações desnecessárias."

O Webian Sheel foi construído sobre o Chromeless, um projeto em código aberto da Mozilla Labs que permite que desenvolvedores criem aplicações para área de trabalho usando tecnologia web padrão, como HTML, CSS e JavaScript. O lançamento inicial do Webian Shell dá aos usuários um navegador com abas em tela cheia, minimalista e um relógio. Francis espera que o primeiro protótipo seja suficiente para transmitir a ideia básica por trás do projeto e interessar novos desenvolvedores da comunidade de código aberto para ajudar no projeto com as versões futuras.

As ideias para as futuras versões incluem telas iniciais usando o projeto Web Apps da Mozilla como inspiração, controles de hardware que podem acessar o áudio do sistema ou os adaptadores de rede, um gerenciador de janelas, um recurso de divisão de janela, para exibir duas páginas lado-a-lado. Um teclado virtual para dispositivos touchscreen, como tablets, também está na lista de futuras implementações.

A versão 0.1 do Webian Shell está em estágio de protótipo em desenvolvimento e como tal, seu uso em ambientes de produção ou sistemas críticos não é recomendado. Pedimos aos usuários que desejem testar essa versão a fazer comentários e reportar quaisquer problemas encontrados.

Mais informações sobre o Webian Shell, incluindo um pequeno vídeo, podem ser encontrados em uma entrada no blog do Mozilla Labs Chromeless, por Francis e em Webian.org.

A versão 0.1 do Webian Shell está disponível para download para os sistemas Windows, Mac OS X e Linux. Usuários podem seguir @WebianProject no twitter para atualizações.

0 comentários: