Ads 468x60px

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Agência antitruste americana foca sua atenção no Android


O sistema operacional Android é um dos produtos do Google que tem chamado a atenção dos reguladores antitruste dos Estados Unidos, de acordo com o relatono Wall Street Journal (WSJ). Fontes que estão por dentro da investigação em andamento da Federal Trade Commission (FTC) afirmam que os advogados da agência e diversos procuradores do estado estão investigando alegações de que o Google impede que os fabricantes que usam o Android de também usem serviços fornecidos por seus concorrentes.
Apesar não especificamente mencinado, um exemplo potencial desse comportamento alegado é a atual batalha legal entre o Google e a Skyhook. A empresa entrou em litígio com o Google em setembro de 2010, alegando que o Google havia forçado a Motorola à abandonar o sistema de posicionamento por WiFi e torres de celular do smartphone Droid X, que seria fornecido pela Skyhook. O caso ainda está em andamento, mas, quando os resultados da descoberta foram abertos, mostrou-se que os acordos de distribuição do Google davam à companhia um controle bem grande sobre quais softwares podem ser pré-instalados nos aparelhos produzidos pelos fabricantes.
Apesar da FTC não ter oferecido comentários sobre a investigação, se acredita que ela também está interessada nas alegações de que o Google usa resenhas de negócios locais, de sites de seus competidores, para alimentar seus serviços especializados e que apresenta seus produtos em resultados de busca em posições privilegiadas. A investigação oficial foi aberta em junho e ainda está em estágios iniciais. O Google afirma que não se envolve em práticas competitivas ilegais ou injustas. Um porta-voz falou ao WSJ que "compreendem que com o sucesso vem o escrutínio. Estamos felizes em responder quaisquer questões que existam sobre nossos produtos ou negócios."
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: