Ads 468x60px

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cloud Foundry no Ubuntu 11.10

A Canonical anunciou que o Ubuntu 11.10, Oneiric Ocelot, vai incluir o ambiente em nuvem de Plataforma como Serviço (Platform-as-a-Service, ou PaaS) em código aberto da VMware, Cloud Foundry. O ambiente foi lançado em abril e já oferece suporte para aplicativos escritos em Spring, Grails, Rails, Sinatra, Node.js e Scala.

Nuvens de plataforma como serviço oferecem ambientes para executar aplicativos adaptados para a nuvem, ao contrário de nuvem de Infraestrutura como Serviço (Infrastructure-as-a-Service, ou IaaS), como o OpenStack e o Amazon EC2, que oferece uma nuvem de máquinas virtuais sobre as quais podem ser executados sistemas operacionais específicos e seus aplicativos. Nuvens PaaS oferecem APIs para recursos, como bases de dados, que por sua vez permitem que o código da nuvem por trás de tudo otimize e escalone o acesso à eles.
O Ubuntu 11.10 oferecerá pacotes para o Cloud Foundry's VMC Client, que permite a entrega e gerenciamento de aplicativos, e o VCAP Server, que permite que sistemas sejam configurados como um nó em uma nuvem PaaS. O VMC Client pode ser usado para configurar e lançar aplicativos em qualquer nuvem da Cloud Foundry, inclusive na própria CloudFoundry.com da VMware, uma nuvem pública, gratuita e aberta à convidados. Os pacotes do servidor também podem ser configurados para serem executados em nós de uma nuvem IaaS, como o OpenStack.
Os pacotes estarão disponíveis no repositório universe da distribuição 11.10.  O desenvolvedor-chefe do Ubuntu Server, Dustin Kirkland, já publicou uma breve introdução ao VMC Client e VCAP Server. O lançamento do 11.10 deve também conter ferramentas para a configuração de clientes e servidores, construído para o Ubuntu ensemble, que já viu a luz do dia na versão 11.04, o que deve simplificar ainda mais o processo.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: