Ads 468x60px

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Google e Mozilla trabalham juntos para que aplicativos web se integrem


Engenheiros do Google vem pesquisando uma tecnologia que permitirá que aplicativos web trabalhem juntos sem ter o conhecimento pré-programado de outros aplicativos. O projeto, Web Intents, tem seu nome e filosofia de desenvolvimento baseados no recurso Android, Intents, que permite que aplicativos Android trabalhem juntos.


Com Intents, um aplicativo pode registrar que é capaz de ligar determinadas ações, como processar uma imagem, examinar uma URL ou editar texto. Outros aplicativos podem então criar uma "Activity" (atividade), definindo o que deve ser feito, e pergunta ao sistema Intents como a tarefa deve ser desempenhada. Esse processo é descrito como vínculo tardio de run-time.


O projeto está sendo desenvolvido por Paul Kinlan, um engenheiro do Google que começou a trabalhar na primeira versão de Web Intents, que usava IFRAMEs, em novembro de 2010. Esse trabalho inspirou o Web Activities da Mozilla Labs, enquanto Kinlan começou a trabalhar em um projeto similar chamado Web Introducer, que "não funcionou." 

Kinlan voltou a trabalhar com o Web Intents mas como um novo projeto com a meta original e a adicional é fazê-lo "tão indolor que a maioria dos desenvolvedores podem começar a integrar com aplicativos em cinco minutos depois de ler as especificações."


De acordo com o desenvolvedor do Google, ele está trabalhando com a Mozilla para criar uma abordagem compartilhada para resolver os problemas de implementação de tal sistema. O novo site webintents.org inclui exemplos de como os chamados "intents" pode ser registrados, quais são os intents padrão e um exemplo de JavaScript "Shim" que pode ser usado para experimentar com o Intents. Também há exemplos de casos de uso, registro e início de "Activities". Eventualmente, o objetivo do projeto será a integração nos navegadores de descoberta de Intents e criação de Activities, possivelmente a começar pelo Chromium. O código do desenvolvimento está sendo compartilhado no repositório Githubdo projeto e está licenciado sob a Apache License 2.0.


Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: