A SISGRAPH (Special Interest Group on GRAPHics and Interactive Techniques) é o nome da conferência anual sobre gráficos de computadores, ela teve sua primeira edição em 1974 e vem acontecendo regularmente desde então. O evento já foi palco de grandes inovações e apresentações, uma que merece destaque foi a estréia da primeira animação da Pixar em 1984 (The Adventures of André and Wally B.). Na edição de 2011, nos debates da série "Bird of a Feather", em três encontros sobre OpenGL, WebGL e OpenCL, representantes da AMD, NVIDIA, Google, Opera falaram sobre a situação das tecnologias e os planos futuros de seu desenvolvimento.
As principais mudanças dizem respeito ao lançamento oficial da versão 4.2 da interface de programação gráfica OpenGL. Agora, os shaders OpenGL (que funcionam como pequenos programas para renderização flexível dos gráficos) podem ter efeitos paralelos que vão além de gerar vértices e pintar pixels. Em particular, shaders podem escrever em qualquer área de uma textura, de forma similar à instrução "RWTexture" no DirectX. Contadores atômicos também podem ser usados, por exemplo, para coletar pixels para cálculos de transparência em listas, como a função "interlocked" no DirectX.
No momento da apresentação, as fabricantes de placas gráficas AMD e NVIDIA já haviam publicado drivers compatíveis com a nova especificação OpenGL 4.2. O driver NVIDIA está ainda em desenvolvimento e os da AMD ainda possuemstatus de beta. Já existem versões do driver NVIDIA para Windows, Linux, Solaris e FreeBSD. Já o driver AMD possui apenas versões para Windows e Linux.
A especificação WebGL, que permite que páginas web acessem capacidades OpenGL através de JavaScript, também verá uma atualização para correção de falhas, a versão 1.0.1, "provavelmente nos próximos meses". A principal prioridade desse lançamento são correções e a adição de medidas de segurança, como, por exemplo, usando timers monitorados para prevenir ataques de negação de serviço. A NVIDIA exibiu durante o evento uma demonstração em WebGL sendo executada, pela primeira vez, em um tablet Android.
Já o padrão OpenCL, uma interface de programação que permite que os chips gráficos realizem cálculos gerais, deve ficar disponível nos primeiros e tablets esse ano. O desenvolvimento no WebCL, uma versão planejada de JavaScript para navegadores, também está focado no desenvolvimento.
Fonte: h-online, em inglês.











0 comentários:
Postar um comentário