Ads 468x60px

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Jogos como um incentivo à realidade no Digital Age 2.0

Uma das mais respeitadas personalidades da pesquisa e criação de jogos sociais, Jane McGonigal, participará do Digital Age 2.0 por videoconferência. A quinta edição do Digital Age 2.0 acontece nos dias 28 e 29 de setembro, no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo, e reúne grandes especialistas para discutir as novas oportunidades da comunicação, da publicidade, do marketing e dos negócios em um mundo digital hiperconectado onde os consumidores são também produtores de informação.

McGonigal é especialista na vida digital e pesquisa como jogos e seus conceitos (avatares, missões e recompensas) podem ser aproveitados nas ações cotidianas, no relacionamento entre as pessoas, na comunicação e no marketing. Seu mais recente livro, lançado em 2011 e inédito no Brasil, “Reality Is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World” (A Realidade está quebrada: por que os games nos fazem melhores e como eles podem mudar o mundo) ficou entre os best-sellers do New York Times. A principal tese da obra, segundo a autora, é que “se trouxermos a lógica dos games para o mundo real e vivermos como se estivéssemos jogando, podemos mudar o mundo para melhor.” A "ludificação” pode transformar tarefas simples ou complexas em jogos e aumentar o prazer das pessoas em realizá-las. “O fato de tantas pessoas, de diferentes idades e no mundo inteiro estarem escolhendo gastar seu tempo em universos ‘ludificados’ é sinal de algo importante, um fato urgente que precisamos entender”, escreve Jane McGonigal no livro.
Chegamos em um nível de permeabilidade entre o real e o virtual onde é possível questionar se os jogos imitam a vida ou a vida deve imitar os games? Jane McGonigal percebeu a potencialidade que deve ser explorada nos jogos e já criou alguns games com engajamento social como “A World Without Oil” (Um Mundo sem Petróleo) e “I Love Bees” (Eu Amo Abelhas). A criadora de jogos sociais também atua como Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de Games do Institute for the Future e é Diretora de Criação da SocialChocolate.com, uma startup de desenvolvimento de jogos que está usando conhecimentos científicos para criar jogos sociais de aventura radical.
Além de McGonigal, outros palestrantes internacionais já estão confirmados para o evento: Dawn Zencha, vice-presidente de Estratégia Digital da iProspect – uma das principais agências de marketing digital global; Luke Beatty, vice-presidente do Yahoo! e responsável por gerir as unidades de negócio de comunidades como Flickr, Yahoo Contributor Network, Yahoo Groups e Yahoo Answers, entre outras; Steven Rosenbaum, fundador do Magnify.net, site de curadoria de vídeo e autor do best seller Curation Nation; Chris Perry, presidente da divisão comunicação digital da Wheber Shandwick, com mais de 15 anos de experiência construção de marca, relações com a mídia e comunicações digitais. Outro destaque é Tiffany Schlain, cineasta, artista, cofundadora da Academia Internacional de Artes Digitais e Ciência, e fundadora do mais prestigiado prêmio da internet mundial - The Webby Awards.
Já entre os brasileiros, o elenco de palestrantes inclui Fernando Taralli, presidente da Energy, agência do Grupo Newcomm e um dos especialistas em interatividade mais renomados do país; Gal Barradas, CEO da Agência F.biz, com mais de 20 anos de experiência no mercado de agências; e Risoletta Miranda, jornalista com MBA em marketing e diretora-executiva da FSB PR Digital, entre outros.
O Digital Age 2.0 é realizado pelo Now! Digital Business e tem o apoio de mídia da CBN. Para mais informações sobre o evento e o perfil completo dos palestrantes, visite o site www.digitalage20.com.br. As novidades do Digital Age 2.0 podem ser acompanhadas no Twitter e no Facebook.
Digital Age 2.0
Organização e promoção: Now!Digital Business
Data: 28 e 29 de setembro de 2011
Local: Sheraton WTC Hotel, São Paulo-SP
Fonte: Assessoria de imprensa Digital Age 2.0

0 comentários: