Ads 468x60px

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Os novos recursos do OpenStack “Diablo”

A empresa responsável pelo desenvolvimento do OpenStack anunciou o quarto lançamento de sua plataforma de infraestrutura como serviço (Infrastructure as a Service, ou IaaS), batizado de Diablo. As três partes principais da arquitetura - OpenStack Compute (Nova), OpenStack Object Storage (Swift) e OpenStack Image Service (Glance) - que fizeram parte das três versões anteriores (Austin, Bexar e Cactus), receberam atualizações, além disso, foram acrescentadas ao produto três novos projetos, Dashboard, Keystone e Quantum.

O projeto Dashboard, desenvolvido pela Nebula, fornece uma interface de usuário para o serviço de provisionamento de recursos. Já o projeto Keystone, desenvolvido pela RackSpace, cria uma ponte entre os componentes do OpenStack e sistemas de autenticação já existentes. Ambos os projetos serão promovidos ao nível de projetos centrais para o próximo lançamento do OpenStack, "Essex". Um vídeo foi publicado demonstrando o uso do Dashboard.
O projeto Quantum dá acesso à uma API para requerer e configurar redes virtuais, é um projeto mais recente que o Dashboard e o Keystone e deve permanecer na incubadora na próxima versão do OpenStack. O componente permite que redes virtuais sejam configuradas entre os recursos de compute e storage, permitindo a construção de uma rede abstraída mais simples.
Os componentes centrais já existentes também receberam novos recursos, o Nova foi melhorado com o acréscimo de um agendador distribuído, que impede que o uma falha no agendamento seja a razão para a parada em uma rede de alta disponibilidade, também foi incluído o suporte ao Keystone. O Swift agora possui um sistema de sincronização mais granular, permitindo que armazenamentos específicos sejam selecionados. Já o Glance possui novas capacidades de filtragem e busca, acessíveis através de sua API, para sistemas que gerenciam um grande número de imagens.
O projeto OpenStack já possui mais 110 empresas-membros e conta com mais de 1.500 dentro da comunidade. O código do OpenStack está disponível sob a licença Apache.
A solução já foi tema de artigo na Linux Magazine de junho de 2011 (edição 79).
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: