Ads 468x60px

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ubuntu 11.10 aberto para testes

O segundo beta da versão 11.10 do Ubuntu, batizado "Oneiric Ocelot", foi lançado. Voltado para desenvolvedores, curiosos e espíritos aventureiros, o Ubuntu 11.10 Beta 2 é a última prévia de desenvolvimento da distribuição antes da versão completa ser lançada dia 13 de Outubro, uma quinta-feira.
Desde o último lançamento beta, os desenvolvedores atualizaram o kernel da distribuição para a versão 3.0.0-11.18, que é agora baseado na versão estável 3.0.4 do kernel "vanilla", e acrescentaram várias atualizações de pacotes. O sistema GNOME, que provê vários dos serviços por trás do ambiente de trabalho Unity, foi atualizado para a versão 3.1.92, uma versão de pré-lançamento do GNOME 3.2, que deve ser lançado em breve.
Entre outras mudanças estão a integração do OneConf à Central de Software do Ubuntu para sincronizar aplicativos entre computadores, e melhorias ao suporte "multi-arquitetura", que permite que usuários instalem pacotes de bibliotecas e aplicativos de 32 bits em sistemas de 64 bits. Instruções de como habilitar multi-arquitetura, para usuários que atualizaram o Ubuntu para a versão 11.10 antes do Beta 1, estão listadas na página Technical Overview.
Ao contrário do cliente de email Thunderbird, o conjunto aberto de aplicativos para escritório LibreOffice não oferecerá suporte ao "menu global" do Unity por padrão. Björn Michaelsen, da Canonical, afirma que isso se deve à problemas de estabilidade. Contudo, ainda é possível habilitar esse suporte com a instalação do pacote lo-menubar da Central de Software do Ubuntu.
A edição para servidores do Ubuntu 11.10 Beta 2 incluirá o Orchestra, uma coleção de serviços em software livre para "prover, lançar, hospedar, gerenciar e orquestrar serviços de infraestrutura de data centers empresariais", e o Juju (antigamente conhecido como Ensemble) para lidar com o lançamento e orquestração de serviços em sistemas em nuvem ou tradicionais, permitindo que pacotes sejam instalados e configurados usando scripts de configuração chamados "Charms". Os desenvolvedores também ressaltam que o hypervisor Xen foi reintroduzido nessa versão.
Mais detalhes sobre o segundo beta, inclusive com uma lista de problemas conhecidos, podem ser encontrados na página Technical Overview e no anúncio da lista oficial. A página Blueprints for Oneiric, no sistema Launchpad, lista os recursos e mudanças planejados para a versão 11.10. O Beta 2 do Oneiric Ocelot está disponível para download no site do projeto. Usuários executando o Ubuntu 11.04 em um desktop podem instalar o beta, pressionando Alt+F2 e digitando update-manager -d na caixa de comando.
Há também um Beta 2 para o Ubuntu Core (a plataforma do Ubuntu para dispositivos embarcados), assim como para o Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu, Mythbuntu e Lubuntu, as edições derivadas oficiais do Ubuntu.
Como é de praxe em todos os lançamentos em desenvolvimento, não recomendamos o uso de versões beta em ambientes de produção e sistemas de missão crítica. Também encorajamos que usuários testando a distribuição apresentem comentários e relatem quaisquer problemas encontrados.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: