Ads 468x60px

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Lançado o Meego 1.2



Os desenvolvedores do projeto MeeGo anunciaram o lançamento de sua versão 1.2, descrita como uma "base sólida para vendedores de dispositivos e desenvolvedores para começar a criar software para as diversas categorias de aparelhos". O núcleo do sistema operacional do MeeGo 1.2 inclui kernels de referência para plataformas Intel Atom e ARMv7 e um framework (base de desenvolvimento) para aplicações baseada em Qt/QML com as APIs Qt-Mobility. Ele também inclui tecnologias avançadas de telefonia e conectividade, incluindo suporte à GSM, GPRS e HSPA+, ferramentas para aplicações SIM, perfis Bluetooth expandidos, métodos de autenticação para Wireless e VPN, e suporte multimídia com streaming RTSP e download progressivo. Mais detalhes das melhoras estão disponíveis na página da Core Software Platform com links de download para imagens inicializáveis em hardware suportado.
Essa versão também inclui a Netbook UX 1.2 (User eXperience ou experiência do usuário), e In-Vehicle Infotainment (IVI) UX 1.2 com reconhecimento de voz habilitado, lançador de aplicativos baseados em QML e uma tela inicial IVI de exemplo. Falta nessa revisão um Handset UX, cujo desenvolvimento foi abandonado pela Nokia, mas existe uma prévia para desenvolvimento de tablet.
O SDK (kit para desenvolvimento de software) do MeeGo 1.2 está disponível para desenvolvedores trabalhando no Core OS e as opções UX suportadas e pode ser executado em Linux e Windows. São esperadas atualização para o SDK que garantirão suporte para o Ubuntu 11.04, Fedora 15, Linux e Windows em 64 bits. Uma versão do SDK para Mac OS X está prevista para o final de 2011.
O desenvolvimento do MeeGo 1.3 já está acontencendo, com recursos já aceitos no "Featurezilla" dos desenvolvedores. O MeeGo adere a um ciclo de lançamento de seis meses, portanto a versão 1.3 está prevista para Outubro. O lançamento está em tempo para a conferência MeeGo em São Francisco que acontece do dia 23 a 25 desse mês.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: