Ads 468x60px

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dell abre código de sua solução para o OpenStack

Dell anunciou seu novo produto Dell OpenStack Cloud Solution na durante a OSCON (O'Reilly Open Source Convention) e liberou o código do Crowbar, seu "instalador de nuvens", como parte do anúncio. A Dell é membro da comunidade OpenStack desde sua criação, e vem trabalhando com a arquitetura de infraestrutura como serviço (Infrastructure-as-a-Service ou IaaS) do OpenStack para ganhar experiência com a plataforma aberta e entender as necessidades de seus clientes.


A Dell agora formalizou sua oferta de OpenStack para seus cliente usando essa experiência adquirida. Com os sistemas PowerEdge C da empresa, executando OpenStack e Crowbar, a Dell planeja oferecer serviços, com a ajuda do Rackspace, para tornar simples a instalação de um sistema de computação em nuvem em múltiplos nós. Os sistemas PowerEdge C, otimizados para nuvens, foram utilizados para construir uma infraestrutura em nuvem para empresas como a Facebook e a Microsoft.


O Crowbar é um aplicativo desenvolvido pela Dell, baseado e integrado ao sistema de automação de nuvem Chef da Opscode, que foi melhorado para permitir que sistemas de computação em nuvem sejam entregues rapidamente. O Crowbar começou como um instalador do OpenStack, mas, de acordo com o engenheiro da Dell Rob Hirschfield, cresceu além desse escopo e pode agora trabalhar com hardwares e soluções de outros fornecedores. O Crowbar usa o Chef Server como uma base de dados de onde retira instruções de configuração para nós à medida que eles são descobertos.


Apesar de ser distribuído sob a licença Apache 2, a Dell possui uma versão com recursos que ainda não podem ser disponibilizados por sob essa licença, como a possibilidade de configurar sistemas BIOS+RAID. Contudo, a empresa está trabalhando para resolver esse problema. O Crowbar está disponível para download no repositório github Dell Cloud Edge. Mais informações sobre a oferta de OpenStack da Dell estão disponíveis na página da solução.


Fonte: h-online, em inglês

0 comentários: