Ads 468x60px

sábado, 2 de julho de 2011

Governo do Rio Grande do Sul libera dados em iniciativa pioneira

Em uma iniciativa pioneira, o governo do estado do Rio Grande do Sul, através da PROCERGS (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul) declarou durante o FISL (Fórum Internacional de Software Livre) que decidiu liberar os dados públicos do estado através daquilo que se convencionou chamar de open data, ou dados abertos. O movimento de dados abertos prega que os governos devem liberar os dados relativos à administração pública dentro dos novos formatos da web semântica, para que possam ser consultados por toda a sociedade.
A diferença, neste caso, é que os dados são armazenados na Internet de forma que possam ser consultados por aplicações web criadas por desenvolvedores que queiram checar ou exibir esses dados de maneira mais clara e automática para toda a sociedade. Desta forma os dados estarão disponíveis para que a criatividade dos desenvolvedores os utilize da melhor forma possível. Segundo Cláudio Crosseti Dutra, diretor vice-presidente da PROCERGS, "esta é uma demanda antiga da sociedade. Primeiramente, bastava saber quanto o governos estava arrecadando e quanto ele estava gastando nas diferentes áreas da administração pública; porém, uma vez que a Internet surgiu, as pessoas passaram imediatamente a se interessarem pelas minúscias dos dados, que só podem ser divulgados com o auxílio da tecnologia".
Segundo, o diretor do PROCERGS, a intenção é liberar todos os dados do governo, mas os primeiros a serem publicados, de fato, serão aqueles relativos à segurança pública. "Para concretizar essa ação, recorremos a uma parceria com a W3C Brasil, que está nos auxiliando quanto a melhor maneira de disponibilizar o conteúdo. Foram eles que nos indicaram o coletivo Transparência Hacker", completa.
Segundo o que foi divulgado, o coletivo paulista Transparência Hacker está auxiliando o governo e se comprometeu a utilizar os dados em seus projetos.

Fonte: Linux Magazine

0 comentários: