Ads 468x60px

terça-feira, 5 de julho de 2011

Intel lança versão final de SDK para OpenCL

Os avanços tecnológicos das placas de vídeo modernas trouxeram um poder bruto de processamento aos computadores caseiros, poder que ficava restrito à renderização de gráficos em tempo real e qualidade de texturas em modelos tridimensionais. Essa restrição não durou muito, as empresas fabricantes de processadores gráficos e empresas de desenvolvimento, interessadas em usar esse poder de cálculo, desenvolveram soluções para acessar o hardware sem a necessidade de instruções gráficas.

Entre essas soluções está a OpenCL (Open Computing Language), que permite que qualquer aplicação tenha acesso às Unidades de Processamento Gráfico (GPU) para execução de cálculos de uso geral. Com ela os usuários podem escrever núcleos de cálculo que serão executados nos processadores gráficos, usando uma linguagem que é muito similar as C99 e com capacidade para escalonabilidade e paralelização. Essa tecnologia já se encontra em pleno uso e suporte pelas principais empresas do ramo de aceleração gráfica, como a NVIDIA, AMD, S3, VIA.
Recentemente a Intel lançou a versão final do Pacote de Desenvolvimento de Software (Software Development Kit - SDK) OpenCL 1.1 para seus processadores. Que permite aos desenvolvedores usar as tecnologias Streaming SIMD Extensions (Intel SSE 4.1 e Intel SSE 4.2) e Advanced Vector Extensions (Intel AVX) para executar cálculos com a linguagem computacional. Contudo, a Intel ainda não se manifestou quanto ao desenvolvimento de um SDK para seus chipsets gráficos integrados ou mesmo para GPUs como o Larrabee, Ferry Knights e Canto Knights. Para isso existe um Media SDK 3.0 em fase beta, que já possui alguns padrões OpenCL.
O OpenCL SDK 1.1 para processadores Intel está disponível nas arquiteturas 32 e 64 bits para Windows Vista, Red Hat Enterprise Linux 6 e SUSE Enterprise Server 11. Para que a tecnologia possa ser usada, é necessário ao menos o processador Intel Core 2 Duo E7200 ou da série 8000.
A Linux Magazine deste mês (nº80) trará uma matéria explicando mais a fundo como usar todo o poder de processamento de uma placa de vídeo através do OpenCL.

Fonte: LinuxMagazine

0 comentários: