Ads 468x60px

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Lançada versão final do VirtualBox 4.1

Após três betas, os desenvolvedores da Oracle e doVirtualBox lançaram a versão 4.1 do aplicativo em código aberto de virtualização de ambientes de trabalho para hardware x86. Lançada sete meses após o VirtualBox 4.0, essa nova versão traz um série de novos recursos.


O VirtualBox 4.1 agora suporta a clonagem de máquinas virtuais e teve seu limite de memória para hosts em 64 bits aumentada para 1 TB. Essa versão também introduz alguns recursos experimentais, como o suporte ao driver gráfico WDDM (Windows Display Driver Model) para sistemas hóspedes Windows e o suporte a passagem PCI para sistemas hospedeiros Linux, que permite que máquinas virtuais acessem diretamente o hardware físico, "passando" pelo hipervisor, o que pode melhorar o desempenho do sistema hospedado.


Outros mudanças incluem melhorias na interface gráfica para usuários, com novos assistentes para a criação e cópia de discos virtuais, a correção de diversos bugs que afetavam recursos como o suporte 3D, conexões TLS e o driver de controle USB do Windows. Na interface gráfica, os usuários podem alterar o endereço MAC das máquinas virtuais que estão sendo clonadas ou importadas, mudar as propriedades de conectividade durante a execução da máquina virtual e configurar a contagem da porta controladora SATA. Há também um novo modo de conectivadade, o túnel UDP, que foi adicionado para permitir que usuários interconectem máquinas virtuais sendo executadas em hospedeiros diferentes.


Mais detalhes dessa nova versão podem ser encontrados no relatório de mudanças, ou no anúncio oficial de lançamento. O VirtualBox 4.1 está disponível para download para Windows, Mac OS X, Linux e Solaris. Documentação também está disponível para essa nova versão.


O código fonte e os binários para o produto básico Oracle VM VirtualBox estão licenciados sob a GPLv2, já o Extension Pack, que permite que terceiros complementem a solução com suas próprias funcionalidades está licenciado sob aPUEL.


Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: