Ads 468x60px

quarta-feira, 27 de julho de 2011

O sistema operacional da Mozilla

Um grupo de desenvolvedores da Mozilla estão começando um projeto para criar um "sistema operacional baseado na web" ("web operating system"). O projeto foi chamado de "Boot to Gecko" (ou B2G) e ainda está nos estágios iniciais de planejamento. O grupo tirou inspiração do efeito que o desenvolvimento do projeto pdf.js, para renderizar documentos PDF usando apenas HTML5 e JavaScript, tiveram sobre o desenvolvimento web. O projeto pdf.js expôs pequenas lacunas em padrões e implementações de navegadores que precisaram ser preenchidas para fazer com que o projeto funcionasse corretamente. Ao criar um objetivo similar para seu projeto B2G, os desenvolvedores se propuseram a criar "um sistema operacional completo e autônomo para a Internet aberta".
MozillaEles já identificaram as áreas em que precisam trabalhar para transformar sua proposta em realidade. Essas incluem a prototipagem de APIs de dispositivos e sistemas operacionais para uso dentro do navegador, e permitir que recursos como telefonia, SMS, cameras, USB, Bluetooth e NFC estejam disponíveis para aplicativos, também será necessário um modelo de privilégio para impedir o abuso desses recursos, um sistema operacional inicializável de baixo nível, para acesso a uma grande gama de dispositivos, além da seleção ou criação de uma número de aplicativos para tornar o novo sistema funcional.
O sistema de baixo nível será baseado no Android, os desenvolvedores acreditam que eles devem se focar no espaço de mercado de dispositivos móveis, apesar disso eles pretendem usar "o mínimo possível do Android," de acordo com Mike Shaver, "e provavelmente não usaremos as APIs gráficas em Java do Android. Contudo, é bom começar com algo que sabemos ser capaz de inicializar e ter acesso a praticamente todos os dispositivos com que desejamos trabalhar". A decisão pelo Android não é final e os desenvolvedores estão abertos à outras plataformas, mas acreditam que a grande disponibilidade do sistema do Google dá a ele algumas vantagens para a prototipagem. Discussões iniciais estão acontecendo em um tópico específico na mozilla.dev.platform.
Trabalhos anteriores nessa questão incluem alguns projetos da W3C. Em 2010, o Grupo de Trabalho para APIs e Regras de Dispositivos da W3C publicou a System Information API que expõe a entradas e saídas de bits dos hardwares de sensores, áudio e rede para um navegador. Essa especificação está, contudo, marcada com "em risco" e "provavelmente precisará ser retrabalhada". Há também a minuta pública do HTML Media Capture, para a gravação de conteúdo de uma câmera dentro do navegador.
Os desenvolvedores do Mozilla B2G planejam realizar todo seu trabalho de forma aberta, lançando o código-fonte no mesmo ritmo em que eles o desenvolvem e levando os acréscimos de sucesso para grupos de padronização, como o W3C. O objetivo à longo prazo do projeto é que aplicativos possam ser executados nativamente através da web e não apenas no Firefox.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: