Ads 468x60px

segunda-feira, 11 de julho de 2011

UFLA abre vagas para pós-graduação em Administração de Redes Linux

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), juntamente com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), está ofertando cursos de pós-graduação lato sensu com o início nesse segundo semestre de 2011. Entre essas ofertas estão três cursos da área de Tecnologia da Informação, um deles tem como tema a Administração em redes Linux (ARL), oferecido à distância.

De acordo com o site da UFLA, o ARL é um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, destinado a graduados em curso de nível superior ligados à área de Ciência da Computação e profissionais atuantes na área de Redes de Computadores, com formação superior em outros cursos. O curso é ofertado desde o início de 2002, para atender necessidades de mercado, tendo formado mais de 130 profissionais de alto nível.
O corpo docente da grade do curso é formado, em sua maioria, por doutores e mestres, incluindo profissionais atuantes no mercado com experiência na área de administração de servidores baseados em soluções Linux. O conteúdo do curso cobre a maior parte dos temas abordados nas Certificações LPI de Nível I, Nível II e Nível III, e a escola afirma que o aluno egresso em geral não enfrenta dificuldades nesses exames.
O objetivo geral do curso é formar profissionais habilitados a administrar servidores e redes de computadores baseados em Linux. Além disso, espera-se que o aluno egresso esteja apto a defender, divulgar e incentivar o uso de software livre no Brasil. Para alcançar essa meta principal, essa especialização lato sensu tem em seus objetivos específicos:
  • Aprofundar o conhecimento em Administração de Redes de Computadores, com especial enfoque para Administração em Redes de Computadores baseadas em servidores Linux;
  • Aprofundar o conhecimento do aluno sobre o funcionamento da internet, os principais tipos de serviços oferecidos por ela, bem como as normas de funcionamento desse serviços e os principais aplicativos em Linux que podem ser utilizados para sua disponibilização;
  • Formar recursos humanos capacitados a buscar soluções baseadas em software livre, principalmente Linux e/ou FreeBSD;
  • Habilitar o aluno a administrar e configurar estações de trabalho e servidores baseados em Linux;
  • Capacitar o aluno, sob o ponto de vista de conhecimento técnico, para que ele possa ministrar cursos de Informática baseados em software livre;
  • Apresentar ao aluno as inúmeras vantagens técnicas, sociais e culturais do software livre, preparando o aluno para argumentar a defesa de seu uso.
As inscrições para a seleção de ingresso ao curso vão até o dia 31 de agosto. Mais informações, como grade horária, requisitos e preço do curso, podem ser encontradas no site OpenUFLA.
Fonte: Assessoria de imprensa UFLA.

0 comentários: