A Apple está atacando o sistema operacional Android e os fabricantes que usam a plataforma em seus telefones em todos os foros judiciais possíveis. O embate contra a Samsung se tornou particularmente globalizado, com ações em tribunais dos Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Alemanha e Holanda. Nesse último país, a Apple vem tentando conseguir que a venda e importação de telefones e tablets Samsung que usam o sistema Android seja proibida, e ontem a empresa de Cupertino conseguiu o que queria.
A corte de Haia decidiu banir três celulares da série Galaxy da Europa à partir do dia 15 de outubro, justificando sua decisão com a infração de uma patente de gerenciamento de fotos da Apple. Contudo, a decisão não foi necessariamente uma vitória para a empresa da maçã. Os smartphones Samsung Galaxy S, Galaxt SII e Ace foram proibidos por que violam a patente europeia 2.058.868, intitulada "Portable Electronic Device for Photo Management" e que descreve um processo de navegação através de uma galeria de foto usando gestos dos dedos em uma tela touchscreen.
Esses telefones estão infringindo a patente em questão por usarem a versão 2.3 "Gingerbread" do Android, conforme a decisão do juiz E.F. Brinkman. O Android 3.x "Honeycomb", que é usado em tablets, não infringe essa patente. Assim o problema poderia ser resolvido com uma simples atualização da plataforma para uma versão posterior do Android. A Samsung já afirmara isso na corte e o juiz confirmou esse entendimento.
Há mais um detalhe em jogo, no mês de outubro se espera com antecipação a versão 4 da plataforma Android, o Ice Cream Sandwich, que trará uma nova interface e será um sistema adaptável entre dispositivos móveis, tanto telefones e tablets. Como não foi dada uma decisão sobre essa edição, a atualização para esse sistema vindouro resolverá a questão e colocará a Apple de volta à estaca zero. Resta esperar que o Ice Cream Sandwich esteja pronto até lá.
Se a Samsung não conseguir realizar a atualização em questão, as consequências podem ser dramáticas para o mercado europeu de smartphones. Uma proibição de importação na Holanda é capaz de impedir o acesso à esses telefones em toda a Europa, pois a central de distribuição da Samsung encontra-se na Holanda. Esse é o motivo do processo judicial da Apple estar acontecendo em Haia.
O juiz também negou provimento a todos os outros pedidos da Apple em sua tentativa de banir os produtos da Samsung do mercado europeu. Ele afirmou que a empresa coreana não infringe nenhuma outra patente apresentada ao tribunal, tão pouco "copia descaradamente" os produtos iPhone e iPad da Apple.
Fonte: itworld, em inglês.
0 comentários:
Postar um comentário