Ads 468x60px

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O sistema operacional do Baidu

Um conjunto de novas ferramentas de desenvolvimento lançado pelo maior site de buscas da China, o Baidu, aponta a intenção da empresa em criar um sistema operacional móvel baseado na plataforma Android do Google, afirmam analistas.

A Baidu lançou na sexta-feira passada uma nova plataforma para dispositivos móveis, baseada em Android, que chamou de Yi (易), que significa "fácil" em chinês. No momento, a plataforma está apenas disponível para desenvolvedores e funciona como um pacote de ferramentas para criar aplicativos móveis integrados com os produtos Baidu que já existem, entre eles os serviços de música, livros digitais e mapa da empresa.
Mas a empresa pode estar posicionando o Yi para que se torne algo mais do que apenas uma coleção de ferramentas de desenvolvimento. O CEO da Baidu, Robin Li, afirmou que a empresa alcançou um acordo com fornecedores internacionais de dispositivos móveis para lançar um telefone instalado com a plataforma Yi, de acordo com relatos da mídia chinesa.
O porta-voz da Baidu, Kaiser Kuo, contou que não confirmaria as declarações de Li. Mas disse que, no futuro, a plataforma Yi será desenvolvida com uma interface de usuário que será feita para usuários finais.
Shen Sui, um analista do grupo iResearch, espera que o Baidu Yi se tornará eventualmente um sistema operacional móvel baseado em Android com uma coleção de aplicativos da empresa. O Android é uma escolha natural devido à abertura do código e ampla difusão entre desenvolvedores do sistema operacional. A Baidu já tem uma presença na maioria dos telefones Android, a empresa aponta que seu aplicativo de busca está instalado em 80% de todos os telefones Android do país.
Outras empresas chinesas também estão buscando expandir sua participação no mercado chinês com seus sistemas operacionais próprios para celulares e tablets. Em julho, uma subsidiária da gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba Group lançou um smartphone com seu novo Aliyun OS, um sistema operacional baseado em Linux e que pode executar aplicativos de Android. No mesmo mês, a operadora móvel China Unicom também lançou uma série de aparelhos que usavam um sistema baseado em Linux desenvolvido pela empresa e vários de seus parceiros.
No seu atual estágio de desenvolvimento, o novo Yi da Baidu não parece ser um sistema operacional para dispositivos móveis, afirma Sun Peilin, um analista da empresa Analysys International, com sede em Pequim. Ele acrescentou que a empresa parece estar mais focada no momento em levar seus produtos para a plataforma Android.
Fonte: itworld, em inglês.

0 comentários: