Ads 468x60px

terça-feira, 11 de outubro de 2011

CyanogenMod 7.1 lançado

Os desenvolvedores do projeto CyanogenMod anunciaram o lançamento da versão 7.1 da sua versão modificada do sistema operacional Android. De acordo com o programador e fundador do projeto, Steve Kondik (mais conhecido como "Cyanogen") o lançamento dessa nova versão foi atrasado devido a uma série de problemas, incluindo falhas no sistema de compilação automático. Contudo, Kondik afirma que acelerarão o processo de lançamentos no futuro.

Tal qual as versões 7.0.x, o CyanogenMod 7.1 está baseado no código-fonte do Android 2.3 "Gingerbread", mais especificamente na versão 2.3.7 e agora possui suporte para 68 dispositivos. Entre as melhorias dessa nova versão estão o controle de brilho da tela na barra de status, o acréscimo de uma opção "Copiar tudo" (copy all) nos menus contextuais e uma opção "Marcar todas como lidas" no aplicativo de MMS (Multimedia Messaging Service). Usuários podem inicar aplicativos usando gestos e esconder o botão hold durante uma chamada telefônica.
Para dispositivos com sintonizadores FM embutidos, o status do FM agora é exibido na tela bloqueada (lock screen) e o suporte para busca por rádios foi acrescentado. Outras mudanças incluem o suporte à mouse e "tethering" Bluetooth, alterações na tela bloqueada e de perfil, uma opção para despertar o celular com as teclas de volume (wake on volume key) e uma opção para silenciar o diafragma da câmera, além de um temporizador para a câmera e o recurso de toque-para-focar (touch-to-focus). Também foi acrescentado o suporte para revogar as permissões de um aplicativo.
Kondik enfatizou que o Cyanogen continuou a crescer e melhorar graças ao suporte dado pela indústria de dispositivos móveis. Por exemplo, a Sony Ericsson recentemente ajudou a equipe fornecendo mais de 20 dispositivos para o uso no desenvolvimento da plataforma, além de assistência técnica e drivers para o hardware dos aparelhos. Outros fabricantes também auxiliaram o projeto nos últims meses. Kondik adiantou que um guia para portagem do sistema e informações sobre como os fabricantes e fornecedores de dispositivos podem se envolver com o projeto, será disponibilizado em breve.
O projeto CyanogenMod oferece ROMs modificadas e livres, construídas por uma comunidade de desenvolvedores que não incluem os aplicativos fechados do Google, como o GMail, Google Maps e Youtube. Essas ROMs tem visto um aumento em sua popularidade por estarem mais atualizadas do que as versões oficiais específicas dos fabricantes e por estenderem os recursos dos telefones. Até o momento, aproximadamente 700.000 aparelhos foram registrados executando esse firmware personalizado.
Mais detalhes sobre o lançamento, incluindo uma lista dos novos dispositivos suportados desde a versão 7.0 e uma relação completa de mudanças, podem ser encontrados em uma entrada no blog oficial do projeto CyanogenMod e em um relatório de alterações. Os desenvolvedores recomendam que os usuários instalem o CyanogemMod 7.1 através do aplicativo ROM Manager. O wiki do projeto oferece instruções e detalhes sobre como "rootear" diversos aparelhos. Os usuários também podem baixar manualmente a ROM personalizada através da rede de espelhos do projeto. A atualização das versões 7.0.x ou de alguma compilação de testes deve "ocorrer de forma tranquila" e nenhum tipo de restauração do sistema deve ser executada.
Lembramos a todos que a manipulação do sistema de dispositivos móveis para a instalação de firmwares modificados não é recomendada para usuários inexperientes, uma vez que a execução errada do procedimento pode inutilizar os aparelhos.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: