Ads 468x60px

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Nokia decide criar outro sistema operacional baseado em Linux


Nokia






De acordo com relatos da mídia, a Nokia está trabalhando em um sistema operacional baseado em Linux chamado Meltemi, que será destinado aos seus telefones de baixo custo. Fontes familiares com o assunto contaram ao Wall Street Journal que o projeto estaria sendo liderado por Mary McDowell, vice-presidente executiva da Nokia para telefones celulares. A empresa, contudo, se recusou à realizar quaisquer comentários sobre o assunto.
Meltemi, a palavra grega para os ventos secos de verão que vêm do norte e sopram no mar Egeu, será o terceiro sistema operacional baseado em Linux que a Nokia desenvolve. Antes disso ela desenvolveu o Maemo, um sistema avançado baseado na distribuição Debian, para smartphones em 2005, trabalho que depois foi integrado com o Moblin da Intel para criar o MeeGo, também destinado à smartphones de alto desempenho. O MeeGo foi abandonado pela Nokia e recentemente foi absorvido por um grupo formado por Intel, Samsung, Linux Foundation e LiMo Foundation para criar o Tizen.
Ao contrário do Maemo e do Meego, o sistema Meltemi será destinado à parte barata do mercado de computadores, que são os pequenos telefones baratos para negócios, que representam hoje 47% das vendas da Nokia. A empresa tradicionalmente instala o sistema Symbian nesses dispositivos, contudo, de acordo com as fontes do WSJ, consumidores esperam que os dispositivos se "comportem como smartphones". A primeira menção ao Meltemi ocorreu em memorando interno de Abril, publicado pelo site The Register, que se refere ao projeto como algo para onde o pessoal que a equipe do MeeGo poderia ser transferido.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: