Ads 468x60px

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Formato WebP agora quer desbancar o PNG

O Google está aprimorando seu formato aberto de imagem WebP. Essa última atualização acrescenta uma nova tecnologia de compressão e suporta informação de transparência para imagens. Isso, os desenvolvedores afirmam, permitem que o formato seja uma alternativa ao PNG, o que expande a finalidade do formato, que foi originalmente apresentado como uma alternativa ao JPEG, com uma compressão "lossy" de imagens prometendo arquivos 39% menores, mantendo a mesma qualidade. Desbancar o PNG, um formato de imagem muito popular na web, parece ser o novo objetivo dos desenvolvedores do Google agora, especialmente com o suporte à transparência.

De acordo com a empresa, o novo modo lossless deu resultados em testes (com arquivos PNG lossless coletados pela internet) de arquivos 45% menores. Se os PNGs são recomprimidos com o pngcrush e o pngout, o WebP ainda oferece uma redução de 28 por cento em tamanho. O Google também afirma que o novo modo de transparência é mais eficiente já que comprime de maneira lossless apenas o canal alfa da imagem, acrescentando apenas 22 por cento sobre o codificação lossy do WebP em qualidade 90. Um estudo e uma galeria de imagens oferecem oportunidades para comparar os novos modos.
O WebP é baseado na compressão de uma simples imagem para a troca de quadros do formato de vídeo aberto WebM que é então encapsulada dentro de um recipiente RIFF (Resource Interchange File Format). Recentemente, os desenvolvedores apresentaram suporte para animação, perfis ICC, metadados XMP e "tiling". Navegadores que suportam WebP incluem Google Chrome, Google Chrome Frame, Chromium, Opera e o navegador nativo do Android 4.0 "Ice Cream Sandwich". Aplicativos para a conversão de formatos PNG e JPEG estão disponíveis para Windows, Mac OS X e Linux, juntamente com um codec independente para Windows, além do código-fonte do formato.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: