Ads 468x60px

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Melhor desempenho com memcached

Em um lançamento focado na melhoria de escalonabilidade de threads e desempenho, os desenvolvedores do Memcached, o sistema de caching de objetos através de memória distribuída, afirmam que a versão 1.4.10 pode agora "alimentar dados em um sistema de forma mais rápida do que qualquer placa de rede pode suportar". As melhorias de desempenho relatadas pelos desenvolvedores mostram uma busca automática de chaves que passou de 1,6 milhões de chaves por segundo para "algo entre 3,7 milhões de chaves por segundo" em um sistema com quatro núcleos, operando com 3 a 6 threads de trabalho, sistemas com mais núcleos chegaram a alcançar marcas de 6 milhões de chaves por segundo.

Testes que não envolveram os operadores de bloco do memcached foram limitados pelo gargalo da máquina ou da placa de rede. De acordo com os desenvolvedores, as versões antigas do memcached são "rápidas o suficiente para praticamente qualquer usuário" e que esse novo conjunto de mudanças e está mais relacionado à dar flexibilidade ao sistema para a adição de novos recursos no futuro. A redução na latência do memcached em sistemas extremamente carregados é também uma adição bem vinda da nova versão.

Contudo, os desenvolvedores afirmam que nem todos os casos de uso foram explorados e que esperam que os usuários possam prover esses dados e encontrar uma eventual regressão causada pelas mudanças no produto.
Desenvolvido originalmente por Brad Fitzpatrick para o site LiveJournal, o Memcached permite que desenvolvedores agreguem a memória de diversos nós-servidores para atuar como uma memória compartilhada de curto prazo para os aplicativos que eles executam. Esses aplicativos são usados por sites como o Twitter, Flickr, Wikipedia, Youtube, Digg, Wordpress.com e outros para ajudar a aliviar a carga de processamento das bases de dados locais e tornar os aplicativos mais rápidos.
Outros mudanças na versão 1.4.10 estão detalhadas nas notas de lançamento e o código-fonte, disponibilizado sob uma licença BSD, está diponível para download.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: