Ads 468x60px

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O novo Linux Mint 12

A equipe de desenvolvimento do Linux Mint anunciou oficialmente a chegada da versão 12 de sua popular distribuição Linux. O desenvolvedor responsável pelo projeto, Clement Lefebvre, também anunciou que o projeto também realizou seu primeiro acordo para geração de renda em uma parceria com o motor de busca DuckDuckGo. No novo Linux Mint 12, o DuckDuckGo será o motor padrão de busca. Lefebvre ressaltou que o respeito da empresa à privacidade do usuário, não rastreando e personalizando as buscas, ou mantendo um histórico do usuário, além de oferecer uma série de recursos e estar comprometida com a comunidade de código aberto, foram as razões pela escolha desse novo serviço, estabelecido em 2008, como o motor de busca padrão do Mint.

Um grande número de sites de notícias responderam ao aparecimento do arquivo de imagem do Linux Mint 12 nos espelhos do projeto como uma indicação do lançamento dessa nova versão, mas os arquivos foram subsequentemente removidos para permitir o anúncio oficial do lançamento. A distribuição Linux Mint 12, batizado de "Lisa", é baseada no Ubuntu 11.10 "Oneiric Ocelot" e oferece mudanças significativas no design do sistema.
O projeto Linux Mint tem como objetivo apresentar uma distribuição Linux que é mais amigável ao usuário e oferecer uma experiência e compatibilidade mais completas incluindo o suporte à reprodução de DVD, Java, plug-ins e vários codecs de mídia. O Linux Mint 12 é baseado na versão 3.0 do kernel Linux e migra do ambiente de trabalho GNOME 2.32 para o controverso GNOME 3, especificamente a versão 3.2. Para lidar com os problemas que os usuários encontraram com a transição do GNOME 2 para o GNOME 3, mudanças no ambiente e fluxo de trabalho, os desenvolvedores do Mint criaram a Mint Gnome Shell Extensions (MGSE). Essas extensões acrescem ao ambiente do GNOME 3 uma variedade de elementos tradicionais da área de trabalho, que os usuários do GNOME 2 e do Mint estavam habituados, como um menu de inicialização e uma lista de janelas na parte de baixo da tela. Um novo tema do ambiente de trabalho "Mint-Z" e um conjunto de papéis de parede também está incluso.
Há ainda suporte para o antigo ramo 2.x do GNOME, os usuários tem a opção de instalar, em paralelo, o ambiente MATE Desktop Environment, um bifurcação do GNOME 2.32. Contudo, os desenvolvedores esclarecem que o MATE "ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento e ainda não está estável". Os desenvolvedores da distribuição estão pedindo à comunidade para que ofereça comentários e assistência na maturação do pacote. O MATE está incluso na edição em DVD do Linux Mint, os usuários da edição em CD podem instalar o ambiente de trabalho com o pacote mint-meta-mate.
A distribuição também oferece uma lista atualizada de pacotes, que inclui a versão 3.0.1 do tocador de filmes Totem, o LibreOffice 3.4.3, o VLC 1.1.12, e a versão 7.0.1 do cliente de email Thunderbird e do navegador Firefox, ambos da Mozilla. Os usuários já receberão as atualizações novas versões do Firefox, Thunderbird e LibreOffice assim que executarem o gerenciador de atualizações. Os desenvolvedores afirmaram que o Moonlight, a implementação para Linux do plug-in de navegador Silverlight da Microsoft, foi removido devido a uma falha que quebrava o Firefox. Essa falha já foi corrigida no projeto original e o plug-in Moonlight pode ser baixado do site do projeto.
Mais informações sobre essa versão, incluindo uma lista de problemas conhecidos, podem ser encontradas nas notas de lançamento ou na página New features in Linux Mint 12 no site do projeto. Como o Linux Mint 12 é baseado no Ubuntu 11.10, as notas de lançamento do Ubuntu 11.10 também são relevantes para os usuários do Mint.
O Linux Mint 12 está disponível para download direto ou através da rede torrent como uma imagem ISO para CD e DVD para sistemas em 32 e 64 bits no site do projeto. Uma versão sem codecs ("No Codecs") oferece os mesmos recursos da versão padrão, mas sem a inclusão de software proprietário, tecnologias patenteadas ou suporte à formatos restritos.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: