Ads 468x60px

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Firefox suportará protocolo SPDY

O Firefox 11 incluirá suporte a alternativa do Google para o HTTP, o SPDY. O suporte ao protocolo foi incluído nas compilações noturnas (nightly builds), que eventualmente se tornarão o Firefox 11, mas o suporte está desligado por padrão, já que a especificação do protocolo ainda não está completa. Espera-se que o suporte ao protocolo permaneça desligado até o momento que sua especificação esteja completamente desenvolvida e finalizada. Brian Smith, da Mozilla, comentou sobre essa novidade, afirmando que "implementação precisa de mais testes" e que atualmente "não existem planos concretos para habilitar o suporte para qualquer rascunho de especificação SPDY". Usuários que desejarem testar o novo suporte ao protocolo precisarão mudar a preferência network.http.spdy.enabled na sessão de configurações avançadas (about:config) para ativar o protocolo.

O Google apresentou o SPDY no final de 2009, como um experimento para produzir uma alternativa mais rápida ao protocolo HTTP. O SPDY é capaz de lidar com vários fluxos concorrentes de dados em apenas uma conexão, enquanto mantendo uma semântica similar ao HTTP. O novo protocolo opera sobre TCP e todas as comunicações são criptogradas com TLS e comprimidas com gzip para assegurar a segurança dos dados e melhorar a velocidade de transmissão dos pacotes.
De acordo com o Google, em um teste prático, o SPDY pode efetivamente dobrar a velocidade de conexão a servidores web. Sua especificação ainda está em desenvolvimento; o esboço mais atual é a versão 3, que expirou em novembro. Uma nova versão preliminar deve ser apresentada em breve. Acredita-se que o Google esteja trabalhando com a Mozilla e outros grupos para levar a especificação do SPDY para o IETF. O Google já implementou o protocolo nos navegadores Chrome e Chromium e habilitou o protocolo em seus próprios servidores. Os usuários do navegador do Google pode entrar na URL chrome://net-internals/ e selecionar a aba SPDY para ver onde o protocolo está sendo usado.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: