Ads 468x60px

sábado, 3 de dezembro de 2011

Oito anos de QEMU

Após quatro candidatos de lançamento, o projeto QEMU anunciou a chegada da versão 1.0 de seu emulador de sistemas de código aberto. O QEMU pode ser usado como um produto independente de virtualização de áreas de trabalho ou pode ser usado para emular o hardware de um sistema hóspede, como uma plataforma baseada em ARM em um PC x86 comum.

Essa grande atualização para o software agora usa um thread separado para cada VCPU e acrescenta suporte para novos CPUs; a emulação SCSI também foi aprimorada. Um recurso experimental é particularmente interessante: ao invés de gerar código nativo executado pelo sistema hospedeiro, o QEMU pode agora criar bytecode e executá-lo com seu próprio interpretador (Tiny Code Interpreter). Por causa disso, apenas o interpretador precisa ser adaptado para outros sistemas hospedeiros; não o código gerado.
Ambas as plataformas de virtualização KVM e Xen usam a tecnologia do QEMU como base para suas máquinas virtuais e se beneficiam de seus recursos, como a migração em tempo real com o QCOW2 na memória compartilhada. Contudo, o QEMU não é mais recomendado como uma solução independente de virtualização, uma vez que o desenvolvimento dos módulos aceleradores necessários foi suspenso.
O QEMU é um projeto fundado pelo programador Fabrice Bellard há 8 anos. Hoje o programa já passou por mais de 20,000 conjuntos de mudanças, com mais de 400 autores únicos. A tecnologia é atualmente capaz de simular mais de 400 dispositivos de hardware distintos em dezenas de plataformas diferentes.
Mais informações sobre o lançamento pode ser encontrado no relatório de mudanças. O QEMU 1.0 está disponível para download no site do projeto, onde também é possível encontrar extensa documentação sobre a tecnologia. O código-fonte do QEMU está licenciado sob a GPLv2.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: