A empresa de redes Cisco e o líder de micro-blogging Twitter tornaram-se licenciados daOpen Invention Network (OIN), o grupo criado em 2005 para fornecer um portfólio de patentes para o Linux. As empresas foram duas das trinta e cinco novas companhias a se juntar à organização no segundo trimestre de 2011. Entre as outras empresas estão a Fujitsu, Invisible Things Labs, Univention GmbH,Puppet Labs, Nationwide Mutual Insurance Company, CentOS e Diaspora.
Essas empresas terão agora acesso livre de royalties ao portfólio de patentesmantido pela OIN, enquanto elas também concordarem em não reivindicar direitos e royalties sobre suas próprias patentes que a OIN define como parte do "sistema Linux". Esse segundo trimestre viu um número menor de empresas aderirem à organização, se comparado ao primeiro trimestre em que setenta novos licenciados se juntaram. No geral, a organização já possui mais de 360 patrocinadores corporativos.
A OIN foi criada em 2005 pela IBM, NEC, Novell, Philips, Red Hat e Sony como uma medida defensiva para prevenir qualquer ataque ou agressão de patentes contra o ecossistema Linux. A Canonical se tornou o primeiro membro associado da organização em 2010. Um exemplo do trabalho feito pela OIN é a compra de 22 patentes da Microsoft, em 2009, que se acreditavam ser potencialmente ameaçadoras para projetos em código aberto.
Fonte: h-online, em inglês.
0 comentários:
Postar um comentário