Ads 468x60px

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

100W de eletricidade pelo USB


A terceira geração do padrão Universal Serial Busnão só trouxe a transmissão de dados em altas velocidades que podem chegar até 5Gb/s, mas também o aumento da carga do barramento para até 900mA à 5V para dispositivos mais complexos. Essa última atualização dá mais um passo, permitindo a negociação de voltagens variáveis e até 100W através do USB, o novo padrão aumentará ainda mais a flexibilidade de dispositivos USB.


"Trabalhando sobre esse impulso crescente da indústria ao usar energia do bus USB para carregar uma grande gama de dispositivos móveis, a nova especificação USB Power Delivery[PDF] estende a capacidade de entrega de energia elétrica através do cabo USB que vai além de simples carga em uma bateria", afirmou o diretor da Promoter Group, Brad Saunders, durante o anúncio. "Por exemplo, seria possível carregar a bateria de um notebook enquanto se usa ativamente a conexão de dados USB. De certa maneira, um notebook poderia depender apenas de uma conexão USB como sua fonte de energia."


Essa atividade é possível graças à maneira como o conector USB foi desenvolvido, podendo atuar tanto como fonte ou receptor de energia, permitindo que uma porta USB possa ser usada também como a entrada de um carregador, finalmente eliminando os diversos conectores proprietários usados por diferentes fabricantes.


Contudo, esse enorme aumento na capacidade de saída de energia das portas USB, de um máximo de 4,5W para 100W, não será direto. O USB 3.0 Promoter Group afirma que a especificação USB Power Delivery estará pronta para análise da indústria até o final do ano, com a especificação final prevista para o começo de 2012. Nenhum previsão foi dada para sua implementação comercial.


Fonte: thinq, em inglês.

0 comentários: