A versão final do Samba 3.6.0 foi anunciada pelos desenvolvedores da implementação em software livre do protocolo CIFS da Microsoft. Os destaques dos recursos do Samba 3.6 é o suporte ao SMB2, o protocolo usado pelo Windows Vista. O Windows 7 usa o SMB2.1.
Esse é o primeiro lançamento em que os desenvolvedores consideraram em implementar integralmente os recursos do protocolo SMB2, apesar das notas de lançamento ressaltarem que a modificação de cotas de usuários usando as ferramentas de gerenciamento de cotas do Windows não vão funcionar. Os desenvolvedores não habilitaram o SMB2 por padrão, já que esse é o primeiro lançamento em que o recurso é disponibilizado, mas vai encorajar que usuários e fabricantes o habilitem, testem e relatem os resultados, desta forma os responsáveis pelo projeto podem se assegurar de que a implementação é robusta e que podem habilitá-la por padrão em lançamentos futuros.
Os desenvolvedores do Samba também acrescentaram à essa versão o Endpoint Mapper, descrito como um "servidor DNS para portas", agora que a Microsoft se tornou mais dependente desse mapeador. Apesar disso, esse recurso também não será habilitado por padrão, já que precisa de mais testes.
O Samba 3.6.0 também teve seu código de impressão e spooling reescrito para uma melhor conformidade com as especificações e um teste interno simplificado. O SMBTA (SMB Traffic Analyser), também foi adicionado para permitir que usuário monitorem e criem estatísticas em seus servidores SMB. Com as correções, o novo Samba passa agora a mandar a informação correta de espaço de disco livre em compartilhamentos de diretórios NFS importados em Linux, graças ao novo backend de cotas do NFS baseados na versão do Solaris/FreeBSD.
Detalhes completos dessas e outras mudanças estão nas notas de lançamento da ferramenta. O código-fonte para o Samba 3.6.0 pode ser baixado diretamente do site. Um patch para o código-fonte do Samba 3.5.11 também está disponível. O Samba está licenciado sob a GPLv3.
Fonte: h-online, em inglês.
0 comentários:
Postar um comentário