O Google anunciou que a versão 14 do seu navegador Google Chrome foi transferido para o canal de distribuição estável do navegador. A nova versão do software já suporta a nova Web Audio API, proposta pela W3C, uma API de JavaScript de alto nível que permitirá a manipulação de áudio em aplicativos web.
Entre os exemplos de uso da API, apresentados pelo Google, estão uma bateria eletrônica, um sintetizador de quatro osciladores e um analisador e visualizador em WebGL.
Entre os exemplos de uso da API, apresentados pelo Google, estão uma bateria eletrônica, um sintetizador de quatro osciladores e um analisador e visualizador em WebGL.
O Chrome 14 também foi integrado à tecnologia do Native Client (NaCl) do Google, que permite que código C e C++ seja executado dentro do navegador, e permite que desenvolvedores conectem bibliotecas C e C++ para gráficos e áudio, além de oferecer a possibilidade de se desenvolver uma integração maior entre o aplicativos web e de desktop. Os desenvolvedores podem usar a API Pepper (também conhecida como ppapi) para interagir com o navegador de dentro do código nativo.
Aplicativos executados no Native Client estão enclausurados em uma sandbox dupla com recursos de segurança, como o bloqueio de chamadas de sistema específicas e a monitoração de tentativas de ganhar acesso direto à arquivos ou usar código capaz de se modificar. Uma ponte (Bridge) conectando o navegador e o aplicativo no native client fornece a interação controlada entre os dois elementos através da transmissão mensagens entre os dois pontos. O SDK para o Native Client está disponível em versões Linux, Mac OS X e Windows, e contêm os arquivos de cabeçalho necessários para compilar programas e versões modificadas das ferramentas de compilação GNU. Outras mudanças incluem o suporte às barras de rolagem em sobreposição do Mac OS X Lion e o suporte parcial ao novo modo em tela cheio do sistema operacional.
O Google também listou um grande número de correções de segurança em seu navegador, com as recompensas para a descoberta de falhas alcançando uma marca de 2.337 dólares para um relatório sobre uma falha quer permitia o acesso não-intencional aos objetos embutidos do motor JavaScript V8. A política do Google quanto à essas falhas é não revelar os detalhes completos até que a nova versão do navegador tenha um número considerável de adoção. Uma lista com todas as mudanças do Chrome 14 está disponível no relatório de revisão SVN (cuidado: documento grande).
O Google Chrome está disponível para download em versões Linux, Mac OS X e Windows. Usuários que já utilizam o Chrome terão o navegador atualizado automaticamente, mas também podem atualizar o aplicativo manualmente na janela "Sobre o Google Chrome".
Fonte: h-online, em inglês.
0 comentários:
Postar um comentário