Ads 468x60px

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O novo GRUB 1.99



Com a certeza de que o Btrfs será o próximo formato de sistema de arquivos para as distribuições Linux, algumas falhas precisavam ser corrigidas. Uma das principais era a impossibilidade de se inicializar uma partição criada com esse sistema. A versão 1.99 do Grand Unified Bootloader (GRUB), recentemente lançada, põe fim a essa deficiência.
Esse último lançamento permite que sistemas sejam carregados com partições Btrfs e ZFS. Isso permite que os usuários migrem seus sistemas completamente para Btrfs e eliminem a partição de /boot em ext que eram obrigados a manter para a inicialização do sistema.
A versão ainda passou por outras mudanças que afetam principalmente suas ferramentas e acrescem algumas melhorias internas. Por exemplo, os desenvolvedores da linguagem GRUB Script adicionaram elementos mais complexos em sua estrutura, como os loops "for" e "while", além de vários operadores lógicos. Mais detalhes podem ser encontrados no anúncio feito na lista de discussão do desenvolvimento.
O GRUB é um inicializador de boot modular e portátil que suporta uma grande variedade de plataformas. Além dos tradicionais PCs baseados em BIOS, ele também suportas menos comuns, como sistemas x86 EFI, plataformas IEEE 1275, vários dispositivos PowerPC/SPARC64 e sistemas coreboot.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: