Ads 468x60px

sexta-feira, 8 de julho de 2011

CERN lança a Open Hardware Licence 1.1

Buscando inspiração no desenvolvimento e participação da comunidade Linux, os engenheiro da CERN (Organização Européia para Pesquisa Nuclear) atualizaram sua licença para hardware aberto, a licença para hardware aberto (Open Hardware Licence), para melhor refletir os princípios do código aberto.

Javier Serrano, um engenheiro no Departamento de Raios da CERN e fundador do Repositório de Hardware Aberto (Open Hardware Repository) na CERN declarou que para eles, "o interesse pelo hardware aberto foi motivado por uma inveja bem-intencionada dos colegas que desenvolvem drivers de dispositivos para Linux. Eles fazem parte de uma grande comunidade que compartilha conhecimento e tempo para criar o melhor sistema operacional possível. Não existe nenhuma razão intrínseca do porque o desenvolvimento de hardware deveria ser diferente."

Em março, Serrano e outros na CERN criaram o Repositório para Hardware Aberto para projetistas de eletrônica que trabalham com física experimental, para encorajar a troca de conhecimento dentro da comunidade. O repositório usava a recém-criada Open Hardware Licence (OHL) para permitir o compartilhamento da documentação da criação do hardware no repositório. Isso inclui esquemática, desenhos de circuitos e circuitos impressos, desenhos mecânicos, fluxogramas e outros documentos.
Agora, depois de contribuições da comunidade, eles lançaram a OHL 1.1 "para seguir princípios geralmente aceitos dos movimentos de código livre e aberto," de acordo com Myriam Ayass, conselheira legal do Grupo de Tranferência de Conhecimento da CERN. Ayass acrescenta que a nova versão deve ser ainda mais fácil de usar por outras entidades além da CERN. A licença também está de acordo com a definição de hardware em código aberto (Open Source Hardware Definition), uma declaração de princípios sobre o que é hardware aberto. O Advogado-Geral da Free Software Foundation Europe, Carlo Piana, afirmou que o os esforços da CERN para "construir um ecossistema para hardware aberto é um prenúncio de uma maior liberdade no espaço digital." Os engenheiros do Repositório de Hardware Aberto da CERN estão também planejando um Oficina de Hardware Aberto, que acontecerá em Grenoble, França, no dia 9 de Outubro.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: