Ads 468x60px

quinta-feira, 7 de julho de 2011

GNU Awk chega na versão 4.0.0 com grandes mudanças

Os desenvolvedores do GNU Awk anuciaram a versão 4.0.0 do Gawk, o projeto GNU para uma implementação livre do AWK, uma linguagem de script desenvolvida para extração de dados e criação de relatórios. Esse lançamento é o resultado de dois anos de trabalho, e traz grandes mudanças à linguagem.
Por exemplo, eles acrescentaram a o recurso BEGINFILE/ENDFILE, permitindo que os programas Gawk executem regras quando eles começam ou terminam de processar um arquivo, e suporte para chamadas de funções indiretas e "arrays de arrays" (inclusive uma função isarray). Foi adicionada uma opção --sandbox que desabilita o chamado system() e redireciona entrada, saída e extensões do programa, permitindo que "scripts de fontes questionáveis" sejam executados com o acesso mínimo ao sistema.
As declarações switch/case foram habilitadas para o padrão e foi implementado o suporte à IPv6. Conjuntos modificados de byte code internos foram fundidos, o que permitiu a adição do debugger dgawk e "desempenho possivelmente melhor". Outras mudanças também incluem a atualização dos procedimentos de compilação para conformar-se com os aplicativos Autoconf 2.68, Automake 1.11.1, Gettext 0.18.1 e Bison 2.5.
Os desenvolvedores também alteraram os comandos sub e gsub para que atendessem ao padrão de comportamento POSIX, e nesse modo, a comparação de "strings" usa as instruções strcoll e wstrscoll, sensíveis a ordenações. Além disso, o código do programa adere de maneira mais estrita aos padrões GNU e à forma "[d-h]" de expressões regulares, todas mudanças que alteram o comportamento do programa.
Códigos de plataforma para uma gama de sistemas que não são mais suportados foram removidos, entre eles sistemas Atari, Amiga, BeOS, Cray, MIPS RiscOS, MS-DOS, MS-Windows, NeXT, SunOS 3.x, SunOS 386.
O código-fonte para o Gawk 4.0.0 está disponível para download diretamente do ftp do projeto e em diversos espelhamentos. A documentação do aplicativo está disponível em HTML, ASCII, TeX, PostScript e PDF. O Gawk está licenciado sob a GPLv3.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: