Ads 468x60px

sexta-feira, 15 de julho de 2011

IBM irá contribuir para o projeto Apache OpenOffice.org

Rob Weir anunciou que a IBM doará a versão independente do Lotus Symphony para o projeto Apache OpenOffice.org (OOo) sob a licença Apache 2.0. Weir afirmou que a empresa vai trabalhar em conjunto com o projeto para selecionar os componentes que serão integrados e ressaltou que a IBM "já fez boa parte do trabalho de substituir as dependências de componentes sob a GPL/LGPL", o que ele espera que possa acelerar o desenvolvimento do Apache OpenOffice.org.

Ele também ressaltou que o trabalho de acessibilidade feito no Symphony, que faz com que o aplicativo opere melhor com tecnologias assistenciais, e a implementação ao suporte de macros VBA, são candidatos em potencial para a integração de código. Outra potencial opção para integração é o Symphony UI, Weir disse que a interface foi bem recebida pela mídia e usuários, e espera que o projeto Apache OOo considere a adição desse código. Uma proposta está sendo feita também para que a Apache Foundation coloque sob sua guarda, através do processo de incubação, o ODF toolkit, como um projeto independente para processamento rápido em Java de documentos.

Weir admite que a IBM "não foi um membro exemplar da comunidade quando o assunto era o OpenOffice", acrescentando que o problema não era "necessariamente devido ao desenvolvimento, mas por vários motivos, era isso que se sentia." O Symphony foi mantido até agora como uma derivação (fork), e a IBM contribuía com código ocasionalmente, e não muito bem. A IBM vê esse novo começo na Apache como uma boa oportunidade para mudar como a empresa faz as coisas, e as contribuições de código são parte dessas mudanças.

openofficeO anúncio foi celebrado por muitos em comentários na lista do Apache OpenOffice. A IBM planeja mudar, com o tempo, seu foco primário de desenvolvimento para o Apache OpenOffice e deve realizar um "exercício de replanejamento razoavelmente radical" para "abandonar o Symphony".

Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: