Ads 468x60px

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Mono é transferido para a Xamarin

A SUSE, empresa do grupo Attachmate, e a Xamarin anunciaram um acordo para prover suporte para os clientes da plataforma Mono da SUSE, já a Xamarin receberá uma "licença ampla e perpétua" para toda a propriedade intelectual da SUSE que envolva o Mono, como o MonoTouch e o Mono for Android, além da própria linguagem de programação e plataforma de desenvolvimento. A Xamarin também se tornará a nova mantenedora do projeto em código aberto. Os usuários e desenvolvedores da linguagem irão a partir de agora receber suporte e atualização diretamente da Xamarin através do site support.xamarin.com para o resto da duração de seus planos de suporte.

Xamarin é a empresa criada em maio de 2011 por Miguel de Icaza e outros membros da equipe Mono da Novell, após terem sido despedidos na reorganização pós-aquisição promovida pela Attachmate. Miguel de Icaza atraiu ainda para a empresa o antigo estrategista para código aberto da Novell, Nat Friedman. Os planos da empresa eram então redesenvolver os sistemas proprietários Mono para iPhone e Android a partir do zero, usando a experiência da equipe. O desenvolvimento das ferramentas abertas do Mono continuaria nesse meio tempo.
Com esse novo acordo com a SUSE, a Xamarin não precisará mais desse passo de reengenharia e oferecer livremente as ferramentas que desenvolveram dentro da Novell. O presidente da SUSE e gerente geral, Nils Brauckmann, descreveu o acordo como um "benefício triplo", para a SUSE, para a Xamarin e para os clientes da SUSE. Ele acrescentou ainda que o acordo daria à Xamarin "a oportunidade de alcançar sucesso em sua promissora empreitada e garantiria a continuidade da condução do projeto comunitário em código aberto Mono nas mãos capazes de seus evangelizadores mais apaixonados."
Miguel de Icaza afirmou que os termos do acordo foram excelentes e que permitindo que a comunidade Mono continue a avançar com o projeto. A altamente técnica Xamarin, com 19 engenheiros entre seus 25 funcionários, poderá ingressar mais cedo no mercado e já com muito trabalho pela frente, afirmou seu fundador. Na frente de código aberto, um novo lançamento do C# com capacidade de programação assíncrona integrada, um novo gerenciador de memória e coletor de lixo escalonável já devem oferecer boas novidades para os desenvolvedores Mono. De Icaza ainda afirmou que as plataformas proprietárias Mono para dispositivos móveis devem receber atualizações, o MonoTouch deve ser preparado pra o iOS5 e o MonoDroid deve ser integrado a uma série de atualizações do sistema Android.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: