Ads 468x60px

terça-feira, 26 de julho de 2011

Oracle apresenta uma prévia do MySQL 5.6

A Oracle anunciou uma versão de acesso antecipado do MySQL 5.6 na O'Reilly Open Source Convention. Esse lançamento está focado em escalonabilidade, desempenho e flexibilidade. O motor de armazenamento InnoDB foi atualizada para suportar buscar por texto completo, com a possibilidade de criar índices de texto completo e por conteúdo de textos nas tabelas do InnoDB.

A inicialização mais rápida é garantida pelo acréscimo da "Buffer Pool Pre-loading Options", isso permite que opções manuais ou automáticas carreguem antecipadamente os buffers InnoDB e "reduzam significativamente os tempos de 'aquecimento' depois do reinicialização do servidor." Os arquivos Redo Log foram aumentados de 4GB para 2TB, o que aumentará o desempenho de aplicativos que realizam escrita intensiva no sistema, permitindo que trabalhem por mais tempo antes de gerenciarem os arquivos de registro.
Um novo API BinLog abre caminho para a replicação do MySQL para outros sistemas, permitindo a escrita e decodificação de registros binários do MySQL (usados para replicação servidor à servidor). A Oracle sugere que aplicativos façam uso da API, por exemplo, para alimentar indexadores ou bases de dados de terceiros. O próprio mecanismo BinLog foi melhorado com o Group Commit, agora as atualizações ao registro binário pode ser aplicado em paralelo para um melhor desempenho.
A prévia do MySQL 5.6 está disponível no labs.mysql.com, identificado como "Não adequado para produção". Os diversos novos recursos são incorporados separadamente em diferentes versões. Os recursos estão atualmente em desenvolvimento e a Oracle está buscando comentários e críticas sobre eles. Uma vez que esse processo esteja completo, os recursos serão integrados em um marco de desenvolvimento, e mais tarde em um lançamento para acesso geral.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: