Ads 468x60px

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Os novos alvos da Microsoft

A Alvo AndroidMicrosoft declarou que assinou mais um acordo de licenciamento de patentes, dessa vez com a taiwanesa Wistron Corporation. O acordo cobrirá todos os dispositivos produzidos pela empresa, como celulares, tablets e e-readers, que executem as plataformas Android ou Chrome. A Wistron pagará direitos à Microsoft por cada produto fabricado.

Essa é a primeira vez que um acordo da Microsoft menciona o Chrome, o que significa que a empresa de Redmond está confiante que seu portfólio de patentes pode alcançar também a plataforma do Google. Contudo, Horacio Gutierrez, vice-presidente corporativo da Microsoft e advogado-geral substituto, se referiu somente a "problemas de propriedade intelectual do Android" em sua declaração. O acordo foi firmado uma semana depois do licenciamento dos produtos Android de três outras empresas. O Chrome não fora mencionado em nenhum desses acordos.

Agora a Microsoft voltou seus olhos para uma grande fabricante de aparelhos usando as plataformas do Google, a coreana Samsung Electronics Co Ltd. De acordo com a Reuters, que repassou informações da mídia local, a empresa de Redmond está exigindo que a Samsung pague quinze dólares (pouco menos de 25 reais) por cada smartphone produzido que use o sistema operacional Android.

Fontes anônimas da empresa afirmaram que a Samsung provavelmente negociará o valor dos royalties com a Microsoft, reduzindo seu valor para dez dólares e se comprometendo a trabalhar com uma maior implantação da plataforma Windows Phone 7 em seus aparelhos. A Samsung não emitiu nenhum comentário oficial sobre o assunto e provavelmente não o fará até que o acordo esteja completo.

Também não se sabe ao certo a extensão do possível licenciamento, considerando o recente interesse da Microsoft na plataforma Chrome, e o anúncio de que a Samsung já vende desde junho uma série de Chromebooks.

Analistas colocam a Samsung como o fabricante número um de smartphones no mundo, substituindo pela primeira vez a Nokia nessa posição. O seu último smartphone o Galaxy S II, que opera sobre a plataforma Android, já vendeu mais de três milhões de unidades desde seu lançamento no final de abril.

Fonte: Linux Magazine

0 comentários: