Ads 468x60px

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Thunderbird substituirá Evolution no Ubuntu 11.10

Apesar de não ser popular como o navegador do mesmo projeto, o Mozilla Thunderbird é sem dúvida um dos clientes de email mais usados no mundo. Com o lançamento do Thunderbird 5, na semana passada, que veio com mais de 400 correções de estabilidade e desempenho, assistentes mais amigáveis, gerenciamento de abas e um gerenciador de complementos similar ao que foi usado em Firefox 4. É também a primeira versão que segue o modelo de lançamento rápido da Mozilla, o que pode significar um problema para questões de suporte à longo prazo.

Contudo, a Canonical decidiu apostar nesse software para substituir o Evolution como cliente padrão de email. O lançamento do segundo alpha do Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot trouxe entre suas principais mudanças o Thunderbird dentre os aplicativos instalados por padrão. A decisão vem um momento interessante, em que desavenças dentro da Mozilla levaram o próprio Asa Dotzler a criticar o cliente de email em seu blog pessoal e declarar que passaria a usar o Postbox.
A Canonical tem realizado diversas mudanças em sua distribuição Linux e introduzindo ferramentas que oferecem recursos comuns em sistemas operacionais proprietários, numa tentativa de aumentar a adoção do sistema entre consumidores e usuários finais. Assim, já acrescentaram o pacote de aplicativos de produtividade LibreOffice e o tocador multimídia Banshee, na versão 11.04, o cliente de microblogging Gwibber, a ferramenta Simple Scan e o editor de vídeo PiTiVi, na versão 10.04.
A substituição do cliente de email vem sendo discutida há algum tempo nos últimos Encontros de Desenvolvedores Ubuntu, inclusive no que ocorreu esse ano em Budapeste, contudo a alteração nunca teve uma adesão forte o suficiente para que efetivamente ocorresse. As coisas mudaram e os desenvolvedores da Canonical estão correndo com a integração do sistema com o Thunderbird. Suporte para os menus de mensagem e inicialização do Unity já está em um estágio avançado e a sincronização dos contatos através do Ubuntu One também já é uma realidade.
É bom lembrar que a versão encontra-se em desenvolvimento e sempre há a possibilidade de muita coisa pode mudar até seu lançamento.
Fonte: extremetech, em inglês.

0 comentários: