Ads 468x60px

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

AMD quebra recorde mundial

A fabricante de microprocessadores AMD vem galgando uma posição importante no mercado e certamente incomodando seus competidores, para isso a empresa investiu pesado no desenvolvimento de novos produtos, trazendo ao mercado os primeiros processadores APU, processadores integrados com núcleos gráficos, capazes de oferecer uma experiência de processamento gráfico similar próxima a de GPUs modernas com esse componente. O processador tem recebido muitos elogios e sua compatibilidade com o sistema Linux, graças à disponibilidade de drivers abertos, tem sido elogiada pela mídia especializada.

A aposta da AMD, contudo, não é uma APU, mas sim um completo redesenho de sua arquitetura x86 das CPUs FX, algo que não mudava desde 2003, e está criando a arquitetura de múltiplos núcleos que denominou de Bulldozer, que mais tarde ganhará seu próprio conjunto de APUs. Essa nova arquitetura, construída em 32 nanômetros, traz ganhos imensos de velocidade com duas FPUs de 128 bits que podem ser integradas em uma de 256 bits, além de cache L2 compartilhado, com ela estão sendo produzidos processadores de quatro a oito núcleos e um desses componentes já foi motivo de atenção.
Foi com um CPU FX 'Bulldozer' de oito núcleos que a AMD bateu o recorde de "Maior Frequência de um Processador de Computador", através de técnicas de overclocking que usaram a refrigeração extrema da CPU, com nitrogênio e hélio líquido, os especialistas convidados pela empresa conseguiram alcançar a marca de 8,429 GHz, passando o recorde anterior de 8,308GHz.
Os novos processadores FX com a arquitetura Bulldozer começarão a ser comercializados no quarto trimestre desse ano.
Fonte: Assessoria de imprensa AMD para Linux Magazine

0 comentários: