Ads 468x60px

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MongoDB 2.0 ganha velocidade

A versão 2.0 da base de dados NoSQL orientada para documentos, MongoDB, foi lançada por seus desenvolvedores na 10gen. De acordo com uma entrada do CTO (Chief Technology Officer) e co-fundador da 10gen, Eliot Horowitz, no blog oficial da empresa, a nova versão deve ser mais rápida, contudo a mudança de numeração não representa uma mudança significativa. As alterações entre a versão 1.8 e 2.0 são comparáveis àquelas da varsão 1.6 e 1.8, afirma. O executivo enfatiza isso, afirmando que o 2.0 não designa uma nova versão ou representa uma grande revisão do código e sim apenas um incremento, parte de uma evolução constante do software.

O desenvolvimento da versão 2.0 se focou em melhorar o desempenho do processamento de consultas paralelas, por exemplo, travas de escrita são agora liberadas mais rapidamente. De acordo com Horowitz, esse é apenas o primeiro passo em melhorar a concomitância da base de dados, para os quais as travas, que eram antes mantidas durante os erros de falta de página, e representavam um dos maiores obstáculos à velocidade da solução.
Outra mudança que está relacionada ao desempenho são os índices menores, que tiveram seu tamanho reduzido em um quarto no MongoDB 2.0 e que agora são frequentemente pequenos o suficiente para caber na memória do sistema. Também ocorreram mudanças que afetaram a replicação, ou "replica sets" no jargão do MongoDB, que pode agora ter uma prioridade designada que especifica a sequência de nós servos (slaves). Tags, usadas para determinar regras para escrever dados permanentemente, podem ser designados para máquinas individuais ou conjuntos. Isso permite que administradores que um número mínimo de servos tenha recebido os dados, assegurando assim que as informações sejam tratadas como persistentes.
Uma lista completa de mudanças pode ser encontrada nas notas de lançamento. O código-fonte C++ e versão executáveis do MongoDB para Mac OS X, Windows, Solaris e Linux estão disponíveis para download. O MongoDB está licenciado sob AGPLv3, já seus drivers estão licenciados sob a licença Apache 2.0.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: