Ads 468x60px

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Um novo OpenIndiana

Anunciado há pouco mais de um ano, o projeto OpenIndiana é um sistema operacional da Illumos Foundation. De acordo com o líder do projeto, e principal desenvolvedor, Alasdair Lumsden, a proposta do sistema é ser compatível com os binários e pacotes do Solaris 11 e atuar como um "susbstituto para o OpenSolaris," depois do fechamento do projeto pela Oracle.

Para isso, adotou-se um modelo de desenvolvimento similar ao do CentOS, os desenvolvedores utilizam o código-fonte das partes abertas do sistema Solaris Express e OpenSolaris, e o combina com contribuições livres da comunidade, como o ambiente X XNV, a Sun Freeware Collection (SFW), o Java Desktop System (JDS), o sistema de pacotes IPS e o instalador Caiman.
A compilação de desenvolvimento oi_147, lançada na data do primeiro anúncio do sistema operacional, ainda possuía uma série de referências ao OpenSolaris e era considerada extremamente experimental, faltando com tecnologias importantes, como o suporte à arquitetura SPARC e à virtualização Xen. Na época, afirmou-se que essas falhas seriam corrigidas em lançamentos vindouros, o que deixaria o sistema mais independente do código-fonte da Oracle.
Agora, um ano depois, a compilação oi_151a tem em seu núcleo não o OS/Net, mas um kernel aberto desenvolvido inteiramente pela Illumos. Além disso, a nova edição do OpenIndiana também inclui suporte à emulação e virtualização com a inclusão do emulador aberto QEMU e da tecnologia de máquina virtual KVM. O suporte à SPARC ainda não existe, uma versão já está em desenvolvimento.
Software livre adicional pode ser adicionado à instalação através do repositório Spec Files Extra (SFE), que pode ser acessado pela internet e contém programas como o servidor web Apache, a coleção de compiladores GNU (GCC), MySQL, PostgreSQL e Python. Também estão disponíveis aplicativos como o Firefox, Thunderbird, KDE e o Flash Player da Adobe. Versões do sistema operacional para 32 e 64 bits estão disponíveis para download para desktops e servidores. A versão para 32 bits possui um ambiente GNOME pré-instalado.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: