Ads 468x60px

sábado, 22 de outubro de 2011

Brasil sedia Congresso Internacional de Livros Digitais DAISY

O formato DAISY (Digital Accessible Information System) será foco do Congresso Internacional DAISY realizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos em parceria com o Consórcio Daisy Latino, que acontecerá em São Paulo, nos dias 4 e 5 de novembro.

Na programação estão contemplados assuntos como livros didáticos e seus desafios ao formato Daisy, a convergências de formato e acessibilidade entre formatos DAISY 4 e EPUB 3, compartilhamento de livros acessíveis online, o futuro do livro DAISY, além de um panorama da produção e distribuição deste formato no Brasil, na América do Norte, na Europa e na Oceania.
Entre os palestrantes estarão Hiroshi Kawamura, Presidente do Consórcio Daisy, George Kerscher, Secretário Geral do Consórcio Daisy, Stephen King, Diretor de Prevenção e Relações Internacionais do Instituto Real Nacional para o Cego do Reino Unido, Alfredo Weiszflog, presidente do conselho da Editora Melhoramentos e da Fundação Dorina Nowill para Cegos, além de representantes da Abrelivros, Ministério da Educação e de instituições ligadas à questão da deficiência visual.
O Congresso será precedido pela Reunião Semestral do Conselho Mundial DAISY, nos dias 2 e 3 de novembro, também em São Paulo, que tem a missão de analisar a produção mundial de livros digitais no formato DAISY e discutir questões-chave como inovação, acessibilidade e disseminação da tecnologia.
O formato DAISY é uma ferramenta de leitura digital que permite à pessoa cega ou com visão subnormal acesso à leitura de forma rápida e estruturada. O usuário pode visualizar o conteúdo do texto em vários níveis de ampliação e ouvir a sua gravação em em voz sintetizada de forma simultânea. A ferramenta possui mecanismos de busca por palavras, notas de rodapé opcional, marcadores de texto, soletração, leitura integral de abreviaturas e de siglas, além de emitir a pronúncia correta de palavras estrangeiras. O formato Daisy destaca-se pela possibilidade de que todas as pessoas – com e sem deficiência – acessem os conteúdos.
O Congresso também será uma oportunidade de apresentar o pioneirismo do Brasil com relação à produção de livros Daisy. Destaque para a Fundação Dorina Nowill para Cegos, que há mais de 4 anos foi a primeira instituição a desenvolver livros digitais Daisy em língua portuguesa, e hoje conta com uma rede nacional de produção de livros neste formato, com mais de 1.200 títulos produzidos e 30 mil exemplares distribuídos gratuitamente aos deficientes visuais. Além disso, recentemente o DAISY foi adotado pelo Ministério da Educação como um dos formatos para livros aprovados no PNBE (Programa Nacional de Biblioteca na Escola) e PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).
Durante o Congresso Internacional os participantes receberão em primeira mão informações sobre a convergência do formato DAISY e EPUB. Esta unificação simplifica os métodos de produção de livros digitais e possibilita um ganho em acessibilidade, que se traduz na ampliação do mercado editorial para mais pessoas.

Congresso Internacional de Livros Digitais Daisy

Inscrições e programação completa no site: www.fundacaodorina.org.br
Data: 04/11/2011 e 05/11/2011
Local: Hotel Meliá Jardim Europa
Endereço: Rua João Cachoeira, 107 - Itaim Bibi
Valor:R$ 310,00 para inst. sem fins lucrativos ligadas à deficiência e R$ 510,00 para editoras, empresas privadas e outros participantes
Fonte: Assessoria de imprensa Fundação Dorina Nowill para Cegos

0 comentários: