Ads 468x60px

sábado, 22 de outubro de 2011

Associação do Software Livre do Paraguay é criada no Latinoware

A brasileira ASL (Associação do Software Livre) tem um papel importante na promoção do software livre no Brasil, realizando entre outras ações, o Fórum Internacional de Software Livre, evento mais importante do ano para quem atua na área e que acontece anualmente em Porto Alegre. Pensando nisso, membros da comunidade de software livre do país vizinho resolveram aproveitar a iniciativa do Latinoware para dar os primeiros passos no que diz respeito a criação de uma associação semelhante no Paraguay.
Mas diferente do que temos no Brasil, a ideia original é criar a União de Software Livre (USL) do Paraguai, uma instituição que tem por objetivo unir as diferentes comunidades existentes no país em prol da adoção e da promoção do uso de software livre. Por mais estranho que possa parecer, a ideia partiu de um brasileiro:

Alberto J. Azevedo, que esteve no Paraguay três meses atrás para palestrar sobre segurança a convite da UNASUR, uma importante universidade de Assunção. "Os paraguaios são muito sectaristas e existem muitas rivalidade entre as diversas comunidade existentes no país: é assim no futebol, no mundo acadêmico e não seria diferente no que diz respeito ao software livre", declara ele. Alberto já conseguiu o mais difícil, que é o apoio do governo paraguaio, através da figura de Nicholas Cabalero, assessor da presidência do Paraguay para assuntos de Tecnologia. "Através de Nicholas conseguimos registrar a url usl.py que por ser um endereço raiz, é muito mais difícil de se conseguir registrar. Através desse endereço, vou criar as listas, fóruns e páginas necessárias para organizar as comunidades de software livre do país", explicou ele.
Recentemente, o governo paraguaio anunciou planos audaciosos de uma migração em massa dos escritórios governamentais para a utilização de software livre, tendo como objetivo principalmente a economia de gastos de dinheiro público com licenças de software. Segundo Alberto, para que essa migração funcione, será necessário promover eventos e treinamentos no país, para que os profissionais de TI entendam o ecosistema open source e estejam aptos a prestar suportes e serviços na nova base instalada que está por vir.
Para marcar este momento histórico, os presentes no lançamento da pedra fundamental do projeto durante o Latinoware tiraram uma foto que você pode conferir abaixo:

0 comentários: