Ads 468x60px

sábado, 22 de outubro de 2011

GNU Health é software livre para uso na área de saúde

Luis Falcon é engenheiro da computação, estudante do 5º ano de medicina e presidente da ONG espanhola, GNU Solidário, responsável pelo desenvolvimento do software livre GNU Health, um sistema completo de saúde e gestão hospitalar distribuído sob a GPL3. Escrito em Python e com o uso do framework Tryton e a base de dados PostgreSQL, o GNU Health oferece um sistema completo de saúde básica, tanto no que diz respeito a relação médico/paciente, quanto aos aspectos da gestão  hospitalar e de saúde pública.
Um dos sucessos do software, que foi adotado pelas Nações Unidas e outras organizações não governamentais como os Médico Sem Fronteiras, é a grande quantidade de dados presente no software.

"Trabalhamos com padrões internacionais como a Classificação Internacional de Doenças e de medicamentos, por exemplo. Isso facilita muito pois são padrões utilizados por médicos ao redor do mundo e que são de difícil consulta, uma vez que a versão impressa desse material é bem grande", explica Luis.
O projeto acabou de ser aprovado pelo Free Software Foundation e agora é parte integrante do projeto GNU. Apesar do autor ainda não ter notícias quanto a sua adoção no Brasil, há uma aproximação com o Portal do Software Público Brasileiro, onde o programa passou a fazer parte da lista de soluções e agora espera-se que ele comece a ser adotado em muitos cantos pelo país. "Ele já está sendo usado na Argentina, no Suriname em muitos países da África, Ásia e Oceania", explica Falcon. O GNU Health está disponível em 21 idiomas e tem uma arquitetura modular que permite a instalação de diferentes módulos para uso em áreas como cirurgia, epidemiologia e outros. Mais informações sobre o programa podem ser conseguidas através da página no Sourcefourge.

Fonte: LinuxMagazine

0 comentários: