Ads 468x60px

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

GNU PDF deixa de ser um projeto de alta prioridade

A Free Software Foundation (FSF) anunciou que o projeto GNU PDF deixou a lista de prioridades da comunidade. O projeto começou a ser desenvolvido em 2007 com o propósito de prover uma alternativa livre ao aplicativo proprietário de leitura de PDFs da Adobe.

A compatibilidade com os formatos PDF foi implementada também na libpoppler, uma derivação (fork) do visualizador alternativo Xpdf. A libpoppler está em desenvolvimento desde 2005, e pode utilizar diferentes frontends e backends para frameworks de aplicativos e estilos de renderização. A FSF afirma que a libpoppler é a "biblioteca PDF mais comum no GNU/Linux."
A FSF esperava ver uma implementação completa do padrão PDF ISO 32000-1 quando colocou o GNU PDF em sua lista de prioridades e, apesar de um significativo progresso ter sido alcançado nos últimos três anos, a libpoppler ainda não alcançou esse objetivo. Apesar disso, com o lançamento da libpoppler 0.18.0 a FSF acredita que o projeto já "suporta de forma madura" o padrão ISO, acrescentando suporte para elementos como anotações e formulários.
A libpoppler está licenciada sob a GPLv2 e pode ser baixada no site oficial do projeto. A FSF Europe hospeda um site que lista os leitores PDF abertos e livres, alguns deles usam a libpoppler (ePDFView, Evince, Okular e Zathura).
No ano de 2011, um grande progresso foi alcançado em diversos projetos de alta prioridade da FSF: o desenvolvimento do sistema de base de dados para organizações sem fins lucrativos, CiviCRM, foi concluído. Também foi concluído a implementação e suporte ao formato de arquivamento e compactação RARv3 no Unarchiver.
A fundação continua a manter uma lista de projetos que acredita requererem mais atenção, que inclui drivers para hardware com nenhum suporte, como roteadores de rede e chipsets PowerVR, e alternativas livres ao Skype, Google Earth e Matlab.
Fonte: h-online, em inglês

0 comentários: