Ads 468x60px

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Um derradeiro fim para a RIM

Um grupo de acionistas da Research In Motion (RIM), empresa criadora do smartphone Blackberry, a Jaguar Financial Corp. afirmou que está arregimentando mais investidores em uma campanha que pressiona a empresa para se colocar à venda, ou buscar uma solução de fusão ou cisão da companhia.

Investidores que respondem por 8 por cento das ações da empresa canadense já estão de acordo com a proposta da Jaguar, de acordo com um anúncio feito hoje pelo grupo. A Jaguar também afirma estar em processo de negociação com outros investidores, para levar o número de ações a favor de sua proposta para 12 por cento. O presidente do conselho e CEO do grupo Jaguar, Vic Alboini, se recusou à fornecer nomes dos investidores envolvidos nessa negociação ou informar o tamanho da participação da Jaguar nas ações da RIM.

A RIM tem sofrido pressão de seus acionistas para realizar mudanças estratégicas na empresa após perder mais de metade de seu valor de mercado esse ano, graças à perda de participação de mercado de seus telefones para os aparelhos Android e Apple. Os planos da Jaguar incluem a deposição dos co-CEOS e co-presidentes do conselho, Jim Balsillie e Mike Lazaridis, que fizeram da RIM uma "empresa reacionária tentando competir em uma indústria inovativa."
lboini afirma que a RIM está sendo prejudicada em suas decisões por "dominância gerencial e falta de visão do conselho administrativo, que culmina em uma empresa sem líderes". O acionista conclui que esse é o momento ideal para um novo CEO e um presidente independente na empresa. Em junho desse ano, a RIM recebeu uma crítica similar de outro grupo de acionistas, a Northwest & Ethical Investments LP.
A Jaguar possui um histórico complexo de ativismo nas empresas em que investe, já sendo responsável por impedir uma fusão de duas empresas de mineração e encerrando assim um acordo de 534 milhões de dólares. Seu CEO, Alboini, é suspeito de ter violado regras de comércio e investimentos do país.
A RIM por sua vez não se encontra em boa situação, a empresa perdeu até o momento 60% de seu valor de mercado. Marisa Conway, uma porta-voz da RIM, não respondeu à pedidos por comentários.
Fonte: Bloomberg, em inglês.

0 comentários: