Ads 468x60px

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Uma nuvem para chamar de sua

O projeto KDE anunciou o lançamento da versão 2.0 do ownCloud, um aplicativo aberto para armazenamento baseado na web que foi desenvolvido para ser executado como um servidor pessoal para o usuário. Essa nova atualização estável do software inclui uma interface de usuário redesenhada e diversos novos recursos, como suporte para sincronização de agendas e contatos.

Para compartilhar arquivos, usuários podem agora enviá-los para outros membros de sua própria instância ownCloud ou compartilhar um link público que pode ser acessado por qualquer um. Outras mudanças incluem o suporte a autenticação OpenID (consumidor e provedor) e a instalação de aplicativos de terceiros, armazenamento chave-valor para aplicativos do KDE e notificação integrada à área de trabalho. Um novo reprodutor de música também foi acrescentado que inclui um servidor Ampache para a transmissão de mídia para tocadores em outros ambientes como o Amarok ou Tomahawk.
Em uma entrada em seu blog, o criador do openCloud e líder da equipe de desenvolvimento, Frank Karlitschek, afirma que "a melhoria mais impressionante" é o rápido crescimento do projeto. A equipe possui mais de 15 desenvolvedores do core e muitos outros contribuidores, ajudando com traduções, correções de falhas e a arte do projeto. Enquanto o projeto continua a ganhar suporte, a equipe ainda procura por mais desenvolvedores para ajudar com as versões futuros do projeto. O próximo grande lançamento do projeto, a versão 3.0, está prevista para o "começo de 2012".
O projeto ownCloud foi anunciado durante a Camp KDE'10. Ao contrário de outros serviços baseados em nuvem, como o Google Docs, Dropbox ou Ubuntu One, usuários não precisam realizar o upload de seus dados privados para um servidor central e fechado. Com o ownCloud, usuário tem controle completo sobre seus dados e podem acessar suas informações da web de uma variedade de dispositivos, eles também podem escolher compartilhar arquivos com outras pessoas. O sistema suporta backups automáticos, controle de versão e criptografia usando SSL.
Mais detalhes sobre a atualização podem ser encontrados no anúncio oficial de lançamento. A versão 2.0 do ownCloud está disponível para download no site do projeto. Instruções para a instalação e uma demonstração online também se encontram no site. Hospedado no Gitorious, o ownCloud está licenciado sob a GNU Affero General Public License (AGPLv3).

Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: