Ads 468x60px

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O universo móvel chega até a Apache Software Foundation

Em uma entrada do Google Groups, Brian Leroux, desenvolvedor de software da Nitobi, anunciou que os desenvolvedores envolvidos no framework PhoneGap devem realizar a submissão da ferramenta em código aberto para desenvolvimento em plataformas móveis à Apache Software Foundation (ASF) para avaliação e possível incubação como um novo projeto Apache. Já existe disponível, para conferência e comentários da comunidade, um rascunho da proposta.

O grupo de desenvolvimento também deve alterar o nome do projeto. A razão para a mudança, afirma Leroux, é a existência de problemas judiciais com a marca PhoneGap. No rascunho, estão disponíveis os dados de alguns nomes possíveis para o futuro projeto na Apache: Callback, Cordova, WebKeg ou CallMOB.
Com o PhoneGap, desenvolvedores podem construir aplicativos com padrões web e tecnologias como HTML, CSS e JavaScript, podendo lançar o resultado final para várias plataformas móveis, como o iOS, Blackberry, Android, Windows Phone, Symbian e WebOS. No site do projeto encontra-se a documentação completa, inclusive com uma lista de recursos suportados para cada sistema operacional móvel e em qual versão.
Hospedado no GitHub, o PhoneGap é patrocinado pela Nitobi e é disponibilizado sob os termos de uma licença BSD modificada ou uma licença MIT. A última versão estável do PhoneGap é a 1.0, lançado em agosto.
Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários: